Encantos de Lima

22 de dezembro de 2015 - Por: Redação


Eu sempre quis conhecer o Peru, o destino já estava na minha lista há tempos. E depois da experiência que tive por lá não tenho dúvidas de que vou voltar. Uma das coisas que mais me encantou no país foi a diversidade em belezas naturais. O país garante paisagens para todos os gostos: são montanhas, rios, desertos, praias e florestas. E o que falar da gastronomia local? Eu que já era apaixonada pelo ceviche, prato típico da culinária peruana, ainda não tinha ideia do que me aguardava durante a minha temporada por lá. Milhos gigantes, de várias cores, batatas para todos os gostos, temperos, especiarias e o tão famoso pisco – aguardente de uva.  Isso sem falar nos pescados e frutos do mar. Não é a toa que o país vem se destacando como um dos maiores destinos gastronômicos do mundo, com chefs de renome e restaurantes estrelados.

Viajar para o Peru é se surpreender a cada momento. Seja por uma paisagem incrível, seja por um sabor diferente. Os mercados artesanais peruanos também enchem os olhos com suas lindas esculturas de cerâmica e pedra, tapetes coloridos feitos no melhor estilo hand made com lã de alpaca, máscara de madeira, sapatos estilosos, tecidos, sem falar nas joias em prata, lindas e muito mais em conta do que no Brasil.

Feira-artesanato---CREDITO-Luis-Gamero--Promperú

Foto: Luis Gamero/PROMPERÚ

 

Lima                        

Sem dúvida Lima é a melhor opção para quem quer começar a descobrir os mistérios do país, pois preserva o encanto da história inca em museus e sítios arqueológicos. Ao andar pela cidade o que mais me chamou atenção foi a fantástica vista do Oceano Pacífico de cima das falésias.  Os jardins, belos e muito bem cuidados estão por toda parte. A capital do Peru é um oásis no meio do deserto, isso mesmo, a capital peruana foi construída em cima de um deserto. Apesar disso, o clima em Lima é muito mais fresco do que se pode esperar. As temperaturas mínimas não ultrapassam os 13°C durante todo o ano e a máxima não supera os 29°C.

Em contrapartida é uma cidade supercosmopolita. Conta com edifícios de arquitetura moderna e com uma vida noturna intensa. O bairro de Miraflores impressiona com seus edifícios luxuosos e shoppings. Lima também é famosa por sua gastronomia e o restaurante Rosa Náutica é uma das experiências mais bacanas para se ter na capital. Não deixe de almoçar ou jantar por lá. Debruçado sobre o mar, o acesso é feito por um píer cheio de lojinhas charmosas; especializada em frutos do mar, a gastronomia dá um show a parte.  Já o charmoso bairro Barranco é um convite a boêmia com seus vários bares, restaurantes e boates, além de muita história com seus antigos casarões em estilo europeu. O clima balneário, a música ao vivo e a pitada cultural foram alguns dos motivos que fizeram eu me apaixonar pelo bairro. Seria capaz de voltar em Lima só por mais um tour em Barranco. Não deixe de conhecer e passar pela famosa Ponte dos Suspiros, ok? Diz a lenda que, antes de passar pela primeira vez, você tem que fazer um pedido. Aí então cruzá-la sem respirar para que o desejo seja realizado.

5 LUGARES QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE CONHECER EM LIMA:

Circuito mágico das águas

Circuito Mágico das Águas_CREDITO Alex Bryce-PROMPERÚ

Foto: Alex Bryce/PROMPERÚ

 

Um espetáculo de água, luzes e cores. Localizado no Parque da Reserva é considerado pelo Guinness Book o maior complexo de fontes do mundo em parques público. Conta com 13 fontes coloridas, algumas interativas, onde o turista pode pular sobre elas. As crianças fazem a festa!

Museu Larco Herrera

Foto: Divulgação/PROMPERÚ

Foto: Divulgação/PROMPERÚ

Instalado em uma linda mansão do século 18, conta com uma bela arquitetura e flores por todos os lados. O museu abriga uma grande quantidade de peças pré-colombianas, como joias, máscaras, vasos, utensílios e pedras preciosas. São mais de 45 mil peças que fazem você compreender melhor a história do país.

Templo de Pachacamac

Foto: Janine Costa/PROMPERÚ

Foto: Janine Costa/PROMPERÚ

O Santuário Arqueológico de Pachacamac está a 30 km de Lima. Com vista para o Pacífico e para o Vale do Rio Lurín, o templo, construído em adobe (tijolo feito à mão), foi um centro de peregrinação para as culturas que povoam a região pré-colombiana. O sítio arqueológico tem pirâmides, templos, casas e um museu com os objetos encontrados no local.

Hacienda Los Ficus

Foto: Bruna Kirsch

Foto: Bruna Kirsch

Cuidada de forma impecável a fazenda em si já é uma atração à parte. Conhecer a criação do famoso cavalo Passo Peruano e até dar uma voltinha nesses lindos animais é emocionante. Tudo depois de um show típico apresentado a cavalo com danças peruanas. Depois do show, prepare-se para um delicioso almoço típico peruano com uma vista incrível da fazenda.

Centro histórico

Foto: Fernando López/PROMPERÚ

Foto: Fernando López/PROMPERÚ

No centro histórico da capital fica a Praça das Armas, onde o explorador espanhol Francisco Pizarro fundou Lima em 1535. Abriga a Catedral, repleta de estátuas, pinturas e livros. Próximo dali está a Igreja, o Palácio do Governo e o Convento de São Francisco de Assis, erguidos em estilo barroco. No local há catatumbas e osso expostos.

*A jornalista viajou a convite da CVC e Promperú.

Confira também:

Aventuras pelo Deserto de Paracas

Mundo místico

Posts Relacionados

Programe seus próximos feriados Gramado é roteiro certo para curtir o feriado   A gente tem um monte de feriado ao longo do ano. A dica é aproveitar esses dias de folga c...
5 lugares pertinho de Curitiba para fugir da folia O carnaval promete agitar as próximas semanas e é claro que já tem gente se programando para curtir todos os dias da folia. Mas se você não faz parte ...
Vamos viajar? Cinco lugares para conhecer nos feri... O ano acabou de começar, mas muitos já querem planejar suas viagens. Em 2015 o número de feriados prolongados foi maior, no total de dez. Neste ano é ...

Viverno digital

Loading...