Como ter sucesso fazendo o que se ama

A fotografia sempre esteve presente na vida de Fer César, até que a paixão virou trabalho

6 de julho de 2016 - Por: Rubens Binder

(Foto: Mariana Barcellos)

(Foto: Mariana Barcellos)

A fotografia sempre esteve presente na vida de Fer César. Começou com revelação e correção de imagens em um laboratório fotográfico. Foi assistente de vários profissionais em áreas como publicidade, moda e gastronomia, mas foi na fotografia de casamentos que tudo se revelou e começou a caminhar para o sucesso. “Trabalhar nessa área surgiu de uma forma natural, não era o que eu tinha interesse na época, mas depois de fotografar meu primeiro casamento, lá em 2010, deu aquele insight, porque é diferente de outras áreas que tinha passado até então, a fotografia de casamento era menos engessada.”

Para o profissional, é fundamental ter um objetivo para quem quer dar o primeiro passo rumo ao negócio, pois quando há um objetivo não há limites. “Se você quer saber como vai ser sua vida, só precisa saber para onde está se dirigindo. Metas e objetivos são imprescindíveis, mas também temos que deixar espaço e olhos abertos para o acaso. Dirija buscando seus objetivos, mas permita-se também se perder, se nunca nos perdermos jamais encontraremos um novo caminho”, explica.

SEJA SONHADOR

O sonhar é um grande passo para transformar as coisas, e ser sonhador é uma grande virtude para quem planeja empreender. Acredito que vivemos muito atrelados ao pensamento de uma ideia brilhante para termos sucesso, mas nem sempre é assim. Na maior parte das vezes realizar um projeto tem mais a ver com transpiração do que com inspiração. Existem muitas pessoas gastando um tempo excessivo tentando aperfeiçoar coisas, sem antes fazer. Primeiramente faça, depois faça melhor. Isso sem dúvida ajudará a tirar o sonho da gaveta.

FAZER O QUE SE AMA

Quando você consegue fazer o que ama e incorporar isso a sua vida, acaba que a vida pessoal e profissional não tem uma separação tão drástica como tem a vida de uma pessoa com um emprego mais burocrático. Meu negócio é totalmente ligado à minha família, ao mesmo tempo que viajamos muito a trabalho/diversão, são eles também que me alimentam criativamente, o que é fundamental. Já me peguei por diversas vezes pensando se não estava sendo egoísta a ponto da minha carreira mudar toda a rotina da família, mas depois de um tempo cheguei à conclusão de que não, e que de certa forma crescemos como família dessa forma e buscamos sempre novos aprendizados em cada experiência.

SIM, SAIA DA CASINHA

Pensar diferente ou pensar “fora da casinha” é fundamental para quem busca empreender. Vivemos em um mundo que nos cerca de regras o tempo todo, e dento desse conjunto buscamos sempre tomar as decisões mais sensatas. O grande problema de tomar essas decisões é que todo mundo está fazendo o mesmo. Buscamos soluções diferentes fazendo sempre as mesmas coisas.

POR QUE VOCÊ FAZ?

Não sei se soluções inovadoras são fundamentais, mas ajudam muito. Nosso trabalho é muito focado em nos conectar com as pessoas, e buscamos constantemente formas de ter sucesso nisso. Buscamos nos expor ao máximo, em nossas qualidades e defeitos, pois buscamos clientes exatamente assim. Percebemos que as pessoas estão cada vez mais carentes de relações mais autênticas, e que elas não compram mais o que você faz, mas o porquê você faz o que faz.

QUAIS AS SOLUÇÕES?

Não sei se encontramos soluções, mas procuramos deixar as coisas fluírem de uma forma mais orgânica, na medida do possível buscando sermos pessoas melhores e mudando nosso pensamento sobre a vida. Não acredito em fórmulas para o sucesso ou criar vencedores (até porque esse conceito é relativo), o que fazemos em nossa empresa e família é buscar novas formas de ver as pessoas e as histórias delas, do quanto aquele momento é importante para elas. O mundo é o que você pensa dele, então pense nele de uma forma diferente e sua vida mudará.

SUPERDICAS

9 – Defina claramente seus objetivos, do contrário de nada adiantará uma grande ideia ou solução.

10 – Não esconda suas ideias, exponha tudo e receberá muito mais de volta.

11 – Divirta-se no trabalho, permita-se fazer coisas por puro prazer, todos os meus dream jobs surgiram em decorrência de projetos pessoas.

12 – Seja quem você é, não busque criar um personagem. As pessoas não compram apenas o porquê você faz, mas o porquê você faz o que faz.

 

As 8 primeiras dicas do especial inovação você encontra aqui e aqui

Posts Relacionados

Amar se aprende amando Dr. Ismael Lago e a esposa, Rosil (Fotos: Fer Cesar)   Este ano ele está completando seu jubileu. São 50 anos dedicados à Medicina, profis...
Você fala sobre ética com o seu filho? https://www.youtube.com/watch?v=8OQqbq0EUuw Convidamos alguns adolescentes para falar sobre situações que envolvem ética em seu cotidiano. Saiba po...
Mudança do bem Denise Cortazio viu sua vida mudar após uma viagem ao Haiti dois anos depois do terremoto que atingiu o país. Ela conheceu uma realidade muito diferen...

Viverno digital

Loading...