Fotos, Prêmios e histórias de família: Conheça a fotógrafa curitibana Aline Moreno

A fotógrafa Aline Moreno conta como se tornou um dos maiores destaques da fotografia lifestyle em Curitiba

11 de julho de 2018 - Por: Redação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Como a fotografia apareceu na sua vida?

Minha mãe é apaixonada por fotografia e me incentivou a fazer um curso. Comecei como a grande maioria, fotografando de tudo um pouco. Mas o meu real encontro com a fotografia aconteceu tem pouco mais de cinco anos, quando eu descobri que ganharia uma sobrinha. O contato com o mundo da maternidade e a explosão de sentimentos que um bebê provoca na família transformou minha forma de enxergar as coisas e isso refletiu muito na minha maneira de fotografar.

 

Foi aí que você conheceu o estilo newborn?

Sim, a fotografia newborn era uma grande tendência na época e procurei a maior referência internacional para me especializar. Fui aos Estados Unidos, em Omaha, para ter aulas com as irmãs precursoras desse formato, a Kelley Ryden e a Tracy Raver. Esse encontro foi determinante para o futuro da minha carreira. Elas me deram muitas dicas, mas o melhor A fotógrafa Aline Moreno conta como se tornou um dos maiores destaques da fotografia lifestyle em Curitiba Fotos, Prêmios e histórias de família ensinamento foi me dizer que tudo aquilo era a forma que elas enxergavam o bebê e que eu deveria encontrar a minha.

 

Foto: Aline Moreno

Foto: Aline Moreno

 

E como você descobriu a fotografia lifestyle?

Aconteceu naturalmente. Quando me dei conta o meu olhar já estava direcionado para um registro mais solto e descomplicado. Me identifiquei muito com o Lifestyle Photography porque entendo a fotografia como uma lembrança, e acredito numa maneira natural de registrar a vida de uma família. Pra mim, a melhor forma de contar uma história é acompanhar uma atividade rotineira como dar banho no bebê, brincar de fazer cabanas com o lençol ou passar uma tarde no parquinho. O ensaio se torna uma experiência divertida e tem um resultado rico em personalidade e espontaneidade.

 

Como surgiram os prêmios?

No momento em que eu abracei o Lifestyle Photography, o meu trabalho se destacou e me deixou confiante de que estou no caminho certo. Fui premiada em duas organizações internacionais de fotografia de família, o Inspiration Photographers e Outstanding Maternity Awards. Recentemente fui aceita numa associação internacional de Fotógrafos Lifestyle.

 

Foto: Aline Moreno

Foto: Aline Moreno

 

 

Com esse sucesso todo, está muito difícil te contratar?

Claro que não (risos)! Minha motivação é conhecer novas famílias e contar suas histórias. Tenho uma proposta muito flexível para atender as famílias e procuro respeitar o momento de cada um. Algo bem interessante e que tem feito sucesso são os planos em que produzo ensaios que registram desde a gestação até o primeiro aninho do bebê. A ideia é acompanhar as principais mudanças desta fase e reunir tudo em um só álbum.

 

A foto impressa sempre vai ser importante?

Com certeza! Eu tive o privilégio de viver uma infância toda documentada por uma mãe que era grudada com a câmera. Mesmo sendo a segunda filha, fui tão fotografada quanto meu irmão e quando adulta saí de casa com minha caixa de fotografias dentro da mala. Cada foto impressa funciona como um gatilho em minha memória e me dá a oportunidade de reviver minha história, sempre que eu quiser. Por isso entendo que a fotografia é uma ferramenta poderosa que nos conecta com nosso passado. Não consigo imaginar um mundo sem a sensação prazerosa que tenho, quando abro minha caixa e vejo ali imagens que registram cada passo da minha infância guardados com tanto carinho pelos meus pais.

 


Aline Moreno

(41) 99244-3321

Posts Relacionados

Brincando de gente grande #viverkids Você já conhece a Cidade Mirim OPET? Ela é um é um projeto especial do Colégio e Instituto Opet, considerada um importante diferencial na formação dos...
90 Anos Colégio Marista Santa Maria Nesse ano o Colégio Marista Santa Maria está completando 90 anos e nós também estamos contando essa história e queremos a sua ajuda. Se você é aluno, ...
Meu filho precisa de óculos? Nos primeiros meses de vida do bebê, a visão ainda está se desenvolvendo e ele enxerga pouco. Isso não significa que ele tenha algum problema – é ...

Viverno digital

Loading...