Seja curioso para ir além

Empresário multitarefa ensina como desenvolver seu lado criativo

8 de julho de 2016 - Por: Rubens Binder

Foto: Mariana Barcellos

Foto: Mariana Barcellos

 

Marcos Juliano Ofenbock é economista por formação, empresário, professor, arqueólogo, inventor do primeiro esporte curitibano e muito curioso, claro! Desde pequeno sua paixão eram os dinossauros e piratas e todas as histórias sobre antigas civilizações. O lado explorador aflorou quando leu um livro do arqueólogo inglês Harold T. Wilkins, que fala sobre cidades antigas na América do Sul e menciona um grande sistema de túneis subterrâneos que corta o continente. “Eu fiquei muito surpreso ao saber sobre túneis que passavam embaixo da minha cidade e resolvi investigar esse assunto com mais profundidade. Descobri que a cidade de Curitiba possuía túneis antigos no centro histórico e que conectavam prédios antigos”, relata fascinado.

Para o empresário, pensar diferente ajuda a seguir com seus sonhos. Tanto que foi na época da faculdade também que ele idealizou o primeiro esporte curitibano. “No início dos meus projetos muitas pessoas me chamavam de maluco, por querer inventar um esporte, ou por querer descobrir túneis secretos na cidade. Costumo dizer que as pessoas mais interessantes são aquelas que têm as ideias mais malucas, pois geralmente no meio dessas ideias pode residir algo inovador com um potencial de transformar o mundo”. “Quando inventei o Futsac, a ideia era deixar um legado para a nova geração. Conseguir por meio dele benefícios para os pequenos e contribuir e enriquecer o espírito humano”, complementa.

O multitarefa é idealizador também do votolivre.org, iniciativa de captação de votos para os projetos do povo. “Iniciamos o site com um primeiro projeto para provar a viabilidade dessa ideia, a lei da mobilidade urbana sustentável, ou lei da bicicleta, que torna a bicicleta um meio de transporte de interesse social para a cidade de Curitiba”, explica.

AONDE VOCÊ QUER CHEGAR?

Para o profissional de nada adianta ter sonhos sem saber o que fazer para alcançá-los, pois esse é o primeiro passo para iniciar qualquer jornada. “É importante definir realmente onde pretende chegar, ou pelo menos ter uma direção para percorrer. Também ajuda a pessoa saber que todo projeto vai ser de médio ou longo prazo, pois para conseguir tirar do papel qualquer sonho, ela vai precisar de muita dedicação e persistência para vencer as barreiras iniciais”, explica.

CORPO SÃO, MENTE SÃ

Para desenvolver o lado criativo Marcos Juliano não ensina fórmula, mas ressalta a importância do tripé: físico – mental – espiritual. “Físico é você manter o corpo em ordem, com exercícios e com uma alimentação correta. Mental é você manter a mente em atividade, seja lendo, estudando ou aprendendo coisas novas. Espiritual é você manter sempre um contato com o divino, seja rezando, meditando ou contemplando a natureza. Manter esse diálogo com Deus ou a forma que a pessoa perceba a divindade é essencial para deixar a máquina humana pronta para captar ideias brilhantes.”

“Eu sou uma pessoa muito curiosa, acredito que esse seja o meu maior dom, a curiosidade. Me interesso praticamente por todos os assuntos, e com isso leio muito. A leitura é essencial para eu poder lidar com um cérebro muito curioso como o meu”, conta Marcos. Outro ponto que o empresário descobriu que ajuda muito na criatividade é o exercício físico, seja ele de qualquer tipo. “Pode ser musculação, corrida, natação ou andar de bicicleta. O exercício físico é essencial para manter uma mente turbinada e aberta para novas ideias.”

MAS O QUE É ISSO?

O Futsac é uma mistura de futevôlei, com tênis e futebol e praticado com uma pequena bolinha recheada de plástico granulado reciclado, em uma quadra que mede 10 m x 5 m, com uma rede divisória de 1,5 m de altura. O objetivo é derrubar a bolinha no campo adversário, e não podem ser utilizadas as mãos, é permitido usar os pés, pernas, tronco e cabeça para tocar na bolinha. São disputados 3 sets até 21 pontos. Em 2014 a modalidade foi oficializada pelo Ministério do Esporte e em 2016 a Lei do Futsac foi aprovada pela Prefeitura de Curitiba e pelo Governo do Estado.  Com isso, o Futsac se tornou oficialmente o 1° esporte da História criado no Estado do Paraná e o 1° esporte de quadra do planeta criado no século XXI.

SUPERDICAS:

– Leia muito, todos os grandes empreendedores que conheço são pessoas que leem muito e de forma compulsiva.

– Pratique algum tipo de exercício, tenha a sua válvula de escape, pois isso ajuda a mente a fluir e relaxar a pressão do dia a dia.

– Mantenha o diálogo com seu eu superior, possua um canto que seja só seu, pode ser ao ar livre, em um café, ou em casa, e tire este tempo para você mesmo, pois isso é essencial para você poder perceber a sua vida de cima.

– Aprenda a “engolir sapos”. Meu pai falava que a vida é a arte de engolir sapos… Eu sempre fui muito explosivo e ao menor confronto eu literalmente explodia com a pessoa. Quando eu comecei a conter esse temperamento forte, a minha vida mudou. Essa característica veio com a maturidade, mas é diário esse exercício de conter a explosão dentro de si.

 

Aqui você encontra muitas outras dicas sobre inovação!

Posts Relacionados

90 Anos Colégio Marista Santa Maria Nesse ano o Colégio Marista Santa Maria está completando 90 anos e nós também estamos contando essa história e queremos a sua ajuda. Se você é aluno, ...
Só dá ela Você conhece Karoline dos Santos Oliveira? E a Karol Conká? Em um primeiro momento, quem a vê enxerga apenas uma menina estilosa e serelepe. Para desc...
Razão e sensibilidade Marília Gabriela se entrega ao trabalho, aos amores e à vida com uma coragem inspiradora. E aí, vai encarar?       POR Luís Fernando Carneiro | FOTO ...

Viverno digital

Loading...