O poder da sensibilidade no mercado

Fabrício de Macedo, presidente do LIDE Paraná, fala sobre as mulheres no cenário corporativo

17 de maio de 2017 - Por: Revista Viver

_EAS8763

Fabrício de Macedo, presidente do LIDE Paraná. Foto: Erlei Schade

Como você avalia a presença das mulheres nas empresas?

As lideranças femininas têm crescido muito nos últimos anos e cada vez mais as empresas de porte nacional e internacional têm apostado na valorização dos talentos femininos. É claro que o universo masculino é ainda predominante, mas elas têm figurado cada vez mais nos cargos de CEOs, presidentes, vice-presidentes e diretoras.

 

A que você atribui esse crescimento?

A sociedade começou a perceber o quanto é absurda a capacidade de gestão do tempo de uma mulher. Elas conseguem reunir flexibilidade e sensibilidade em todos os projetos que empreendem. Como pode ser tão melhor e tão mais capaz do que os homens nesses quesitos? Basta olhar o dia a dia de algumas executivas, que conseguem ser mãe, esposa, conselheira e gerir grandes empresas com toda habilidade.

 

Para os homens essa troca de canais é sempre mais complicada, não?

Quando estou guiando o carro e procurando um endereço, se o rádio está ligado, eu diminuo o volume ou desligo para poder me concentrar. A mulher, na mesma situação, está no telefone, troca a estação do rádio, passa rímel e acha o endereço mais rápido (risos). Brincadeiras à parte, essa habilidade feminina é muito importante para o mercado profissional. Porque elas conseguem lidar com as demandas de uma maneira completamente diferente da que os homens fariam.

 

Diante desse cenário, qual deve ser a atitude dos homens?

Descer desse pedestal que não nos cabe. A escada é feita para todos subirmos. O cenário tem mudado, mas o universo masculino é ainda maior. É preciso que passemos a cooperar, a entender como podemos nos complementar. Afinal, é interessante perceber que a imposição das mulheres que têm se destacado em suas profissões é pelo resultado, pelo trabalho. Eu tenho um exemplo na minha casa e na minha empresa. Eu e a Débora, minha esposa, trabalhamos juntos e não tenho dúvida de que as coisas não seriam as mesmas sem ela.

 

Qual o papel do lide?

O LIDE é uma organização de líderes empresariais com foco em unir o setor público e o privado por meio de workshops, congressos, palestras, sempre focado em um bem comum para a sociedade.

 

0371_IMG_8856_NJR

Fabrício de Macedo e o fundador do LIDE, João Dória (ao centro) com algumas filiadas do LIDE no Paraná. Foto: Naideron JR

 

E a sua atuação como presidente?

Uma das coisas que tento fazer tanto no LIDE quanto na minha vida pessoal e profissional é agregar. É descobrir o que podemos agregar a você e a alguém que precise de você. Essa triangulação de relacionamentos é algo que faço com muito carinho e responsabilidade com colaboradores, parceiros, clientes, filiados, e posso dizer que o aprendizado é diário.

 

Existem grandes lideranças femininas no lide nacional?

Sim, nacionalmente temos nomes fantásticos como Viviane Senna, do Instituto Ayrton Senna, Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, Sonia Heiss, da Dudalina, entre outras.

 

E no paraná, como está o lide mulher?

Não é de hoje que estamos pensando na criação do LIDE Mulher por aqui. Já temos filiadas com grande relevância em seus segmentos e capazes de trazer esse olhar feminino para nossas ações. O grande drama para ter mais participação dessas mulheres continua sendo encontrar um tempo em suas agendas.

Posts Relacionados

Nem complicada demais, mas nem tão simples assim Numa coisa todos concordam: mulheres são complicadas e cheias de manias. Mas antes que você fique brava com a gente, é preciso dizer que é a psicóloga...
Amar se aprende amando Dr. Ismael Lago e a esposa, Rosil (Fotos: Fer Cesar)   Este ano ele está completando seu jubileu. São 50 anos dedicados à Medicina, profis...
Como a mulher pode conciliar seus múltiplos papéis... Um dos temas mais levantados pelas mulheres, atualmente, é, sem dúvida, como conciliar a vida pessoal, profissional e demais afazeres. É muito com...

Viverno digital

Loading...