A mulher que insere pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Andrea Koppe, fundadora da UNILEHU, será uma das homenageadas do Prêmio VIVER Inspiradores 2018

30 de novembro de 2018 - Por: Redação

Foto: Pablo Contreras

Foto: Pablo Contreras

 

Andrea Koppe acredita em um mundo para todo mundo. Em 2004 caiu em seu colo uma missão na multinacional onde trabalhava: a de contratar pessoas com deficiência para preencher a lei de cotas. Ao pesquisar mais sobre o assunto, descobriu que 95% das pessoas com deficiência estavam desempregadas e viu que não havia nenhum programa de inclusão no mercado.

A partir disso teve a inspiração para criar um projeto. Sugeriu a 10 empresas curitibanas que se unissem para criar a UNILEHU, uma instituição que prepara o deficiente para o mercado de trabalho e ensina empresas a realizarem processos de inclusão. Durante quatro anos, conciliou seu trabalho corporativo com a presidência da instituição, até que em 2008 decidiu deixar a empresa em que trabalhava para assumir integralmente a gestão da UNILEHU.

Hoje a instituição atende mais de 4 mil pessoas por ano e possui cinco unidades de inclusão. Além de trabalhar com pessoas com deficiência, também insere no mercado de trabalho pessoas em situação de rua, estrangeiros e jovens.

Andrea diz que sua aposta não é no assistencialismo, mas no auxílio para fazer a pessoa florescer: “ser escada para mim hoje é a motivação”.

 

Por que é inspiradora?

Porque identificou uma carência da sociedade e decidiu investir sua vida para mudar esta realidade, inserindo mais de 4 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

 


Andrea Koppe é uma das ganhadoras do Prêmio VIVER Inspiradores 2018

Posts Relacionados

Para relaxar: dicas de spas em Curitiba e no Brasi... Conecte-se à natureza e desligue-se das preocupações do dia a dia. Estes spas contam com pacotes para saúde e emagrecimento, massagens relaxantes e tr...
O que é que a Ivete tem? Nunca ouvi falar em alguém que não goste da Ivete Sangalo. Com 20 anos de carreira e prestes a completar 42 anos, a baiana vai muito bem, obrigada. Co...
Viver Curitiba convida Sofia Oliveira para entrevi... https://www.youtube.com/watch?v=MR38cKV5mTQ Convidamos a youtuber Sofia Oliveira para entrevistar a cantora Anitta durante sua passagem por Curitib...

Viver no digital

Loading...