Empresária aposta em uma vida equilibrada como negócio

Zizi criou a Vila Zanardini para aproximar as pessoas aproveitarem cada momento

9 de julho de 2016 - Por: Angélica Mujahed

Foto: Mariana Barcellos

Fotos: Mariana Barcellos

 

Quando se pensa em inovação logo vem à mente tecnologia e modernidade, não é? Mas Zizi Zanardini se diferencia ao buscar uma vida mais equilibrada e calma em meio a tanta aceleração. Seus lemas são “fugere urbem, inutilia truncat, locus amoenus e carpe diem”, que vem do Arcadismo, movimento literário brasileiro da segunda metade do século XVIII, e significam “fuga da cidade, cortar o inútil, lugar ameno e aproveitar o dia”. Tudo que muitas pessoas buscam, mas não conseguem colocar em prática.

 

A GRANDE IDEIA

Como a empresária e mãe de sete filhos sempre teve o sonho de trabalhar e estar presente na vida deles, ela criou a Vila Zanardini, local que combina espaço de trabalho, lazer, relaxamento, família e enriquecimento social e cultural. “Quando estava grávida do último filho, eu e meu marido alugamos dois terrenos nas Mercês que estavam sem uso por 15 anos e revitalizamos o espaço. Começamos com um café que abria aos fins de semana e nosso público foi se formando. A maioria das pessoas que vem aqui são famílias que precisam de área livre e um gramado com segurança para passar o dia”, explica.

 

PÉ NA GRAMA

Com o tempo foram surgindo pedidos para realizar aniversários e casamentos no local, e Zizi destaca que esta é a maior vocação do espaço atualmente. “A ideia da Vila é trazer a essência do simples e dar a oportunidade das pessoas pisarem na grama”, complementa. Quem acha que ela parou por aí está enganado! A nova empreitada da empresária que se descreve como inventora é o espaço co-viver, que junta coworking (ambiente de trabalho compartilhado) e clube. “Não precisa ser um lugar só de lazer, nem só de trabalho. O cliente escolhe quando e porque virá à Vila”, conta. Serão dois espaços com vista para o grande jardim, o contêiner, no qual funcionará o coworking tradicional, e o salão com café, bate-papo, network e lazer. O melhor de tudo isso? As mamães podem levar os pequenos ao trabalho, assim como a própria Zizi faz.

 

Outros diferenciais do espaço são a “confraria”, local destinado para conversas entre profissionais, e o “clube”, onde acontecerão reuniões culturais que incentivam a criação artística, literária e o convívio social. Para fazer parte do projeto é possível escolher entre dois modelos, contrato diário ou mensal, dependendo da necessidade de cada participante.

 

A essência do simples é destaque na Vila Zanardini

A essência do simples é destaque na Vila Zanardini

 

COMO PENSAR DIFERENTE AJUDA A SEGUIR SEU SONHO OU PROJETO?

Não é o diferente, é o banal que as pessoas se desacostumaram pelo ritmo acelerado dos últimos tempos. Lembro-me do meu avô cantarolar trabalhando… Hoje isso é algo diferente que as pessoas buscam.

O QUE VOCÊ FAZ PARA SE DIFERENCIAR DO MERCADO?

Tento seguir meus instintos, minhas verdades, me satisfazer. Avalio qual a viabilidade e o tempo para cada nova ideia baseada no movimento que o mercado me mostra. Ora é o momento de recuar, ora é o movimento que se faz necessário.

A INTEGRAÇÃO COM AS PESSOAS QUE FREQUENTAM A VILA É IMPORTANTE PARA AJUDÁ-LA NOS NEGÓCIOS?

Total. Cada novo cliente, por mim, é uma visita à minha casa. Acompanhamos o crescimento dos filhos, novos projetos, ideias em comum, parcerias. Raras vezes não sai uma nova parceria de um papo aqui.

VOCÊ TEM ALGUMA FÓRMULA PARA CRIATIVIDADE?

Não me vejo mais ou menos criativa do que outras pessoas. Talvez eu arrisque mais e com menos preocupação com o aval de alguém. Criar é se libertar das regras, do comum, do que já foi feito. Criar é incerto!

O QUE É SUCESSO PARA VOCÊ?

Não vejo o sucesso. Vejo reconhecimento, vejo as pessoas felizes aqui. Eu realizo e observo os sorrisos, tanto colaboradores quanto clientes. Vejo meus filhos crescendo perto de mim no quintal entre a minha casa e meu trabalho, muito mais exaustivo do que administrar a empresa de alguém. Foi essa a minha escolha e isso me basta!

 

5 PASSOS PARA FAZER ALGO DIFERENTE

Dicas da empresária e inventora Zizi Zanardini

 

Sonhe

Acredite

Se encoraje
Arrisque

Comece com o que tem

Posts Relacionados

Astrid Fontenelle Astrid Fontenelle é muito mais que uma apresentadora de TV. Com muitos e muitos anos de carreira e tendo passado por experiências profissionais e pess...
A volta por cima Na hora das dificuldades a Psicologia ensina que a dor é inevitável, o sofrimento, opcional Por: Luís Fernando Carneiro Fotos: Fer Cesar A foto ac...
Paraná mostra a cara A consultoria paranaense Duomo Educação Corporativa, sediada em Curitiba e com unidade em São Paulo, recebeu no dia 25 de março, pelo terceiro ano, o ...

Viverno digital

Loading...