Como harmonizar queijos

Confira as dicas dos Chefs do La Varenne e aprenda sobre os momentos do queijo numa refeição

20 de outubro de 2017 - Por: Redação

Do aperitivo à sobremesa: para cada tipo de prato, existe um queijo ieal (foto: divulgação)

Do aperitivo à sobremesa: para cada refeição, existe um queijo ideal (Foto: divulgação)

Queijo nunca é demais! Que ama quer mais, sempre mais. Com seus sabores e texturas peculiares é uma boa opção para ser servido em diversos momentos, tanto quanto aperitivo, tanto quanto antes da sobremesa. E é assim que acontece na mesa dos franceses, amantes da iguaria, que criaram a cultura de servir diferentes tipos de queijo. Costume esse, que vale ressaltar, é bom para aguçar o paladar, pois os queijos neutralizam a adstringência dos alimentos e o preparam para o sabor das sobremesas.

O chef do La Varenne, Felipe Miyake, explica qual o tipo ideal para cada momento e fala que a tradição (servida no restaurante) pede uma combinação de quatro variedades de queijo: um mole (brie, camembert), um blue cheese (gongonzola, roquefort), um duro (comté, parmesão) e um fresco (cabra, vaca).

 

ANTES DA SOBREMESA

No La Varenne, a seleção de queijos também é servida como na França, entre o prato principal e a sobremesa porém com um toque especial que fica por conta do mel trufado que é aromatizado no próprio restaurante.

 

COMO APERITIVO

Para quem optar pela porção de queijos como aperitivo, a Chef Mayra Batista faz uma ressalva: “neste caso, a sugestão é não utilizar o mel trufado para não atrapalhar o paladar para os pratos que virão na sequência”.

 

PARA FINALIZAR A REFEIÇÃO

Quem desejar substituir a sobremesa pela porção de queijos pode harmonizar a seleção com um dos vinhos em taças. “Os vinhos do Porto são os mais indicados”, comenta o Sommelier José Vinícius Chupil.

 

Se você preferir harmonizar os queijos em casa, siga as dicas:

1. Manter os queijos fora da geladeira por uma hora antes de servir;

2. Sirva em pratos de cerâmica ou vidro: “Pratos em metal, podem interferir no sabor do queijo e não são recomendados”;

3. Não deixe os queijos diferentes muito próximos, assim os sabores não se confundem;

4. Para variar nas texturas e gostos, aposte em manteigas sem sal, geleias não muito doces, frutas secas e nozes.

 


La Varenne

Avenida do Batel, 1.868 – Piso L4

Reservas: (41) 3044-6600

Posts Relacionados

Dia das Mães especial no La Varenne Não dá para fazer a mamãe ficar na cozinha no dia dela, não é mesmo? Se você ainda não decidiu aonde levá-la para comemorar o Dia das Mães, que tal ap...
Receita: Cupcake saudável de laranja     A Chef da Fevitto Integrais, de Curitiba, Fernanda Vavolizza, ensina a fazer um delicioso cupcake de laranja com aveia. O boli...
A Curitiba que é apaixonada por cafés Fotos: Mariana Barcellos   Café com creme de avelã, doce de leite ou chocolate. Café com frio, assistindo a um filme ou em uma conversa co...

Viverno digital

Loading...