História e sustentabilidade: estilista revitaliza roupas de festa

Ateliê Cris Costa Couture transforma peças cheias de significado em um novo visual para ocasiões especiais

25 de agosto de 2017 - Por: Redação

Foto: Patrícia Amancio

Foto: Patrícia Amancio

 

Quem não tem algum vestido ou roupa no armário que traz uma lembrança boa de algum dia marcante, mas que acabou saindo de moda ou não serve mais? Pensando nessa “ressignificação” de peças, o ateliê de alta costura Cris Costa Couture começou a aplicar o upcycling (conceito de reuso criativo) e a transformar roupas que já não eram usadas em novas criações.

 

ROUPAS CHEIAS DE HISTÓRIA

“Algumas clientes já nos trouxeram grandes preciosidades. Todas as roupas têm muita história, e vem de diversos lugares do mundo. É uma riqueza cultural! E com a revitalização podemos criar algo exclusivo, desenvolver peças únicas”, explica a estilista Cris Costa. Mas será que as curitibanas têm gostado dessa novidade? Segundo Cris, muitas estão dispostas a criar novos looks com o que já possuem no armário, ou então com peças que herdaram.

 

É possível reaproveitar detalhes, materiais, cortes ou partes de uma peça, como renda do vestido de noiva da avó, a mantilha ou véu do vestido da mãe. “É um desafio que vai à contramão do consumo excessivo praticado atualmente. Uma peça pode se transformar em outras duas, ou três”.

 

COMO FUNCIONA?

Nem todas as roupas podem ser revitalizadas, por isso o primeiro passo é entender mais sobre a história da peça, avaliar o estado de conservação e as possibilidades de uso. “Algumas vezes recebemos materiais tão antigos que as fibras dos tecidos não resistem às alterações. É um trabalho muito minucioso e fazemos questão de cuidar de todas as peças com muito carinho”, explica a designer.

 

Em alguns casos é preciso adicionar tecidos novos para complementar a composição, mas Cris alerta que todas as misturas são testadas e o trabalho só é decidido após a autorização da cliente. “As primeiras provas são com o mínimo de recortes possível para a pessoa se sentir segura com a transformação”. A maioria das roupas revitalizadas pelo ateliê é de festa. “Não são peças do dia a dia, a não ser que você tenha alguma que seja muito preciosa para você. Eu desenho um look para a cliente, baseado na roupa dela, e apresento alternativas de matéria prima para compor com aquilo que ela já tem”, finaliza.

 

CRISCOSTA COUTURE

Villa Mariantonio – Rua Gutemberg, 585 | Batel

(41) 3408-3432

 

Posts Relacionados

Estreia hoje (22) a peça Amizade Clandestina Com texto e direção de Cleide Piasecki essa doce comédia mostra algo que parece comum, mas que às vezes não nos damos conta. Às vezes os conhecemos há...
Nova pin up girl O que pareceu exagero em outras épocas agora é tendência: sobrancelha marcada e lábios com cores fortes pode, sim, combinar super bem. A maquiadora de...
Por Maureen, com carinho A Maureen Miranda (artista plástica, atriz, figurinista e diretora teatral) você já conhece. Multitalentosa, você confere o talento da moça na TV, nos...

Viverno digital

Loading...