Vamos brincar? Confira dicas e lugares para se divertir com as crianças

Avião, bola, boneca, roda. Não importa como nem com qual brinquedo, é na brincadeira que a criança absorve o mundo!

9 de julho de 2018 - Por: Redação

Como o bebê faz suas primeiras descobertas? Brincando. Pode parecer rotineiro para você, mas uma simples brincadeira de “cadê? achou!”, de construir castelos com blocos de montar ou de faz de conta desenvolve inúmeras capacidades no seu filho. Além disso, brincando ele compreende regras, faz amizades, aprende a ceder e dividir, desenvolve a psicomotricidade, entre várias outras coisas. E ainda se diverte de montão! Na vida que levamos hoje, muitas vezes o livre brincar fica esquecido em meio a uma rotina corrida, com a agenda das crianças lotada de compromissos e aulas extras e os pais  chegando cansados em casa depois de um dia exaustivo de trabalho. Mas sabendo da importância do brincar, vale o esforço de dedicar um tempinho a ele, nem que seja preciso colocar na agenda! Reserve o fim de semana, por exemplo, para simplesmente brincar com seu filho – sem olhar o celular o tempo todo. Ao longo dessa matéria – com fotos maravilhosas que representam o quanto é simples brincar – há algumas dicas para você ter momentos incríveis de brincadeira com o seu filho e sugestões de lugares na cidade para brincar muito!

 

Vem conferir dicas para brincar muito com as crianças! (Foto: Ana e Marille Vanin)

Vem conferir dicas para brincar muito com as crianças! (Foto: Ana e Marille Vanin)

 

8 dicas para você aproveitar mais o tempo de brincar com seu filho

1. Esqueça o e-mail do chefe, a fofoca no WhatsApp ou as notícias na internet. Deixe o celular em outro ambiente ou dentro da bolsa e foque no momento.

 

2. Sente-se no chão para brincar. Olhe a criança de frente, e não de cima.
3. Deixe a criança escolher e liderar a brincadeira. Só assim você vai conseguir aprender com ela.
4. Não precisa ter um objetivo claro. O legal da brincadeira não é ter chegado a um resultado concreto, mas sim ter aproveitado o percurso.
5. Permita-se imaginar, se sujar e pagar mico. As risadas dos filhos vão compensar o trabalho de limpar depois.
6. Aproveite qualquer oportunidade para brincar: o trajeto de carro até a escola, por exemplo, é perfeito para cantar e adivinhar a música ou fazer jogos de palavras.

 

7. Preocupe-se mais com a qualidade do que com a quantidade. A vida é corrida mesmo, mas normalmente meia hora com dedicação total ao seu filho faz toda a diferença.
8. Resgate brincadeiras antigas: seu filho vai adorar saber do que você costumava brincar na infância.

 

(Foto: Ana e Marille Vanin)

(Foto: Ana e Marille Vanin)

 

Brinque na cidade! Curitiba é cheia de espaços convidativos ao brincar. Olha só:

Brincar ao ar livre é essencial. E Curitiba é muito bem-servida de parques e praças que favorecem um passeio em família. Você pode escolher, por exemplo, entre o Barigui, Tingui, São Lorenço, Bacacheri ou as praças da Espanha, da Ucrânia, do Japão, 29 de Março ou Mario Eppinghauss.

 

Seu filho gosta de aventuras? A cidade está cheia de lugares com opções de brincadeiras mais radicais ou desafiadoras. É o caso, por exemplo, do Bosque Reinhard Maak, no Hauer, onde fica a Trilha da Aventura, composta por 16 brinquedos. Tem também a Via Aventura, onde seu filho vai brincar de ser montanhista, e o Parque Mikewood, com arvorismo, tirolesa, High Jump, labirinto e muito mais!

 

A arte é uma maravilhosa forma de expressão e brincadeira. Diversos espaços na   cidade promovem oficinas artísticas, musicais ou literárias. Dá para ouvir histórias na Casa da Bruxa, fazer oficinas de musicalização na Gymboree Play & Music, pintar o sete no Obaloia Espaço de Brincar ou aprender sobre artes plásticas brincando no Museu do Olho.

 

(Foto: Ana e Marille Vanin)

(Foto: Ana e Marille Vanin)

 

(Foto: Ana e Marille Vanin)

(Foto: Ana e Marille Vanin)

 

(Foto: Ana e Marille Vanin)

(Foto: Ana e Marille Vanin)

 

(Foto: Ana e Marille Vanin)

(Foto: Ana e Marille Vanin)

 

(Foto: Ana e Marille Vanin)

(Foto: Ana e Marille Vanin)

 

(Foto: Ana e Marille Vanin)

(Foto: Ana e Marille Vanin)

 

(Foto: Ana e Marille Vanin)

(Foto: Ana e Marille Vanin)

/// Produção de moda: Ana Letícia Sowinski

///  Cabelo: Brincabelo

/// Looks: MiniU.S. e sapatos Molekinha e Molekinho

/// Agradecimentos: Bistrozinho e as crianças Arthur Árcego Vilar, Gael Mattos, Helena Haboski, Leonardo Costa Ortiz, Maê Mattos, Maria Luiza Tulio, Maria Luiza Wendler e Pedro Muricy

Posts Relacionados

Como decorar um quarto infantil com adesivos Uma das maneiras mais práticas e lúdicas de decorar o quarto das crianças é utilizando adesivos. Quer ver?   Os adesivos podem criar um pa...
Ensine seu filho a mastigar   Por: Liliana Temporão   No início da vida, o bebê necessita sugar para desenvolver sua musculatura facial e ele faz isso por ...
Pra se apaixonar de novo Pensando do mês dos namorado, o hotel Quinta do Bucanero está com  tarifas promocionais e mimos para os apaixonados de domingo a sexta-feira. Localiza...

Viverno digital

Loading...