Cuidados com o sorriso dos pequenos

Você já se perguntou qual o sorriso que queremos oferecer para nossas crianças?

20 de setembro de 2017 - Por: Redação

Segundo a Dra Liliana Temporão, os cuidados com a saúde bucal das crianças começam muito antes dos primeiros dentes (Foto: divulgação)

Segundo a Dra Liliana Temporão, os cuidados com a saúde bucal das crianças começam muito antes dos primeiros dentes (Foto: divulgação)

Acompanhar o nascimento dos dentes de uma criança é muito bom, não é? Apesar da irritabilidade que muitas vezes essa vinda provoca, ver um sorriso novo surgir é maravilhoso! Mas junto surgem novas responsabilidades e cuidados. Os papais e mamães devem ­ficar atentos à necessidade da escovação regular para garantir a saúde bucal do pequeno. Além disso, 80% da formação da face estará completa até os seis anos de idade. Ou seja, cuidados nunca são demais nos primeiros anos, pois estamos falando também da formação do rostinho dos nossos bebês, e não somente de sua dentição.

Tudo começa na gestação, com os cuidados específi­cos no pré-natal odontológico. Esse é o momento em que a futura mamãe receberá as orientações sobre os cuidados que deverá ter. Nessa ocasião, a gestante aprenderá mais sobre aleitamento materno, utilização de chupetas e mamadeiras, tipos de escovas de dente e quais cremes dentais podem ser usados pelos pequenos.

Hoje, o nosso desa­fio como pro­fissional é que a criança nunca apresente lesões de cárie e também minimizar os problemas de mordida. Mas isso somente será possível com um acompanhamento periódico no consultório já nos primeiros meses de vida com foco em prevenção. Assim sendo, podemos evitar problemas bucais que vão além da cárie e do mau alinhamento dos dentes: mastigação incorreta causada pelo desequilíbrio da maxila e mandíbula, além da respiração bucal, comum na infância e, apesar de ser vista como “inofensiva” traz uma série de patologias no futuro.

Hábitos como chupeta e sucção de dedo de forma prolongada são os maiores causadores de alterações ósseas na infância. Se a gestante ou a mãe não tiverem sido orientadas, a criança corre o risco de desenvolver essas alterações. Levar as crianças ao dentista precisa ser uma ação rotineira e que não deixe marcas negativas. Contar com o auxílio de um odontopediatra pode fazer toda a diferença no presente e no futuro. Sem choro, sem drama e com muitos sorrisos.

 


Crescidinhos_Aparelho nos dentes_Liliana Temporao miniaturaLILIANA TEMPORÃO

Rua Padre Anchieta, 2050, Sala 605 | Champagnat

(41) 3335-4388

lilianatemporao.com.br

Posts Relacionados

8 benefícios do brincar Foto: Estúdio Sossella É no brincar que a criança passa a compreender o mundo e a si mesma. A partir dessa afirmação, fica fácil entender por que ...
22 buffets infantis em Curitiba   Abracadabra O buffet Abracadabra conta com mais de 12 anos de experiência em festas infantis. Sua estrutura de Área Baby, Área Kids e Boa...
Alerta para a obesidade infantil Alimentação balanceada e exercícios físicos são a chave para manter uma vida saudável e, no caso das crianças, esse equilíbrio é ainda mais importante...

Viverno digital

Loading...