4 benefícios de levar as crianças para a cozinha

A ideia de que a cozinha é um lugar perigoso para crianças está para lá de ultrapassada! Conheça os benefícios de aproximar os pequenos do ambiente culinário

5 de julho de 2018 - Por: Redação

(Foto: Vanin Fotografias)

(Foto: Vanin Fotografias)

 

Fogo, facas, garfos e porcelana… geralmente, esses são alguns dos motivos que fazem com que os pais afastem as crianças da cozinha, por considerarem um espaço arriscado para elas. É claro que essas coisas devem ser mantidas longe das mãozinhas curiosas, mas se engana quem pensa que os pequenos devem passar longe da cozinha. Na verdade, ela pode ser uma sala de aula com grande potencial lúdico. Com a supervisão certa, as crianças podem aprender muita coisa boa na cozinha. Confira!

 

Divisão de tarefas e noção de responsabilidade

Arrumar a mesa, lavar os pratos, ajudar a cortar e preparar os alimentos… são muitas as tarefas que podem ser atribuídas às crianças na cozinha, dependendo da idade. De qualquer forma, inserir a criançada nesse ambiente estimula a noção de responsabilidade e a participação na rotina da casa, o que é muito benéfico para elas.

 

Aproximação com os alimentos 

Um estudo realizado pelo Nestlé Research Center comprovou que crianças que ajudam os pais a cozinhar têm uma proximidade maior com os alimentos e, por consequência, alimentam-se melhor. Por isso, se você quer que seus filhos variem na alimentação e comam melhor, trazê-los para a cozinha e aproximá-los do modo de preparo dos alimentos pode ser a solução!

 

Autoestima elevada

Perceber que seu trabalho contribuiu para a elaboração de um prato delicioso é bastante positivo para a autoestima dos pequenos, que passam a visualizar a importância do trabalho em equipe até mesmo na “vida real”.

 

Cinco sentidos em ação

O desenvolvimento sensorial das crianças pode ser bastante estimulado na cozinha, seja lavando os pratos, seja ajudando no preparo das receitas, seja apenas observando os pais com a mão na massa. A visão, o olfato, o paladar, a audição e o tato são beneficiados.

 


cupcakes de banana (1)

Mão na massa!

Que tal começar a cozinhar com as crianças agora mesmo? Confira a receita sugerida pela chef Caroline Lucas, professora do curso de gastronomia infantil do Espaço Gourmet e já vá colocando o avental na criançada!

Cupcake de chocolate, banana e aveia

Ingredientes:

2 bananas bem maduras, amassadas

2 ovos caipiras

1/2 xic. de chocolate em pó

1/2 xic, de açúcar mascavo

1/2 xic, de aveia em flocos finos

1/2 xic de farinha de arroz

1/4 óleo de girassol

1/2 xic de leite

Fermento para bolo

1 col. de sopa de vinagre de maçã

 

Modo de preparo

Bata os líquidos no liquidificador

Num recipiente separado, incorpore os secos

Por último,  junte os secos ao líquido, distribua em forminhas de cupcake

Sugestão: coloque gotinhas de chocolate antes de levar ao forno

Assar em forno pré aquecido por 40 min a 180 graus

 

Rendimento

Aproximadamente 8 unidades, dependendo do tamanho das forminhas de cupcake.

 

Posts Relacionados

Livro ajuda pais a explicarem a chegada do irmãozi...   A gravidez é um período cheio de mudanças, dúvidas e expectativas. Ainda mais quando é o segundo filho que está a caminho, pois os pais têm ...
4 novidades gastronômicas pra curtir essa semana   Fábrica de doces romenos inaugura loja em Curitiba, a primeira do Paraná   A franquia gaúcha Royal Trudel inaugurou a primeira un...
ACHADOS Bistrot do David e daGiovana - Silvia Henz, Produtora e jornalista de Moda As centenas de guarda-chuvas e cachepots com velas decoram o Bistrot do...

Viver no digital

Loading...