Aparelho no dente de leite?

A preocupação com o sorriso do seu filho deve começar mais cedo do que você imagina

12 de junho de 2018 - Por: Redação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Uma das principais dúvidas dos pais ao chegarem ao consultório é se a criança, mesmo com dentes de leite, pode usar aparelho para corrigir a dentição. A resposta é SIM!!! Mesmo antes dos dentes permanentes nascerem é possível fazer tratamento ortodôntico.

Nesse caso, o uso do aparelho tem o objetivo de corrigir deformidades ósseas e/ou posturas causadas geralmente por hábito como chupeta, chupar o dedo ou roer unhas por longos períodos, além de problemas respiratórios que podem levar ao posicionamento dentário inadequado. O alinhamento dos dentes também acontece, mas é uma consequência do tratamento.

 

Porque não esperar os dentes permanentes nascerem?

A verdade é que esperar a criança trocar os dentes de leite pelos permanentes para buscar um profissional ou para iniciar um tratamento é um grande erro, pois os problemas existem, mesmo que leves certamente irão se agravar. Caso já existia um desvio ósseo, ele não se corrigirá sozinho e mesmo com as trocas dentárias, os defeitos dos ossos e músculos permanecerão.

 

Qual é o tipo certo de aparelho?

Existem diferentes tipos de aparelho e os mais usados são os aparelhos ortopédicos funcionais, que são removíveis, atuam nos ossos, músculos e dentes, o que garante um tratamento mais completo, pois corrigem não só a parte dentária como a funcional e também o perfil do paciente. Atuam por meio de estímulos funcionais (força muito leve), por isso não causam dor.

 

A partir de qual idade meu filho pode usar aparelho?

Quanto antes for realizado o diagnóstico, melhor. Quanto mais jovem a criança, maior é sua plasticidade óssea e a capacidade de resposta do seu organismo ao tratamento. Problemas de oclusão dentária podem ser corrigidos com aparelhos específicos, a partir dos 5 anos. Não é necessário esperar.

 

Quando tomar a decisão?

Após a sugestão do especialista, cabe aos pais e também à criança escolher utilizar o aparelho ou não, já que a colaboração do paciente é essencial nesses casos.

 


LILIANA TEMPORÃO é odontopediatra e ortodontista e atende em sua clínica particular.

Rua Padre Anchieta, 2050, sala 604 e 605 | Champagnat | (41) 3335-4388

 

Posts Relacionados

O Bê a Bá dos exames infantis Como todo adulto, as crianças também precisam de uma atenção especial em relação aos exames e isso começa lá na maternidade. Nos primeiros dias de...
Vamos mexer! Durante as férias o que as crianças mais querem é brincar, correr e praticar atividades ao ar livre, certo? Infelizmente não. Está cada vez mais comum...
Para comer e brincar: conheça o Bistrozinho, lugar... Conheça o Bistrozinho, lugar que reúne brincadeira e comida boa para as crianças (Foto: divulgação) A hora da refeição pode, sim, ser prazerosa, d...

Viver no digital

Loading...