Brincar e aprender uma segunda língua

Criança gosta de quê? Diversão, fantasia, música, brincadeira. Então, nada melhor do que usar atividades lúdicas no ensino de uma segunda língua

29 de dezembro de 2017 - Por: Redação


talken

Os alunos realizam inúmeras atividades para aprender uma segunda língua. Fotos: Nicole Lopes

Você se lembra de como eram suas aulas de inglês? Muito provavelmente, sentado na carteira o tempo todo, o professor falando e você ouvindo. Quando muito, ele trazia alguma música de uma banda norte-americana de sucesso para despertar o interesse da turma. Hoje, com os benefícios comprovados do aprendizado do segundo idioma desde cedo, ­fica mais visível a necessidade de se pensar no ensino de outra forma: algo dinâmico, motivador, interessante. E quando falamos em crianças, a resposta para tudo isso são atividades lúdicas e que valorizem o brincar. “O uso da brincadeira dá signi­ficado à aprendizagem, ou seja, aquilo passa a fazer sentido para a criança dentro da sua própria realidade. A vivência, os jogos, o lúdico, tornam as aulas mais alegres, a criança se sente motivada a vir às aulas e a utilizar o inglês. Essa é a primeira vantagem, visto que uma grande difi­culdade dos adultos em aprender uma segunda língua é a falta de motivação e tempo”, a­rma Magdal Frigotto, proprietário da Talken English School.

Além disso, outra grande vantagem é a qualidade do inglês a ser produzido por essa criança. Um resultado obtido em longo prazo, mas que fará toda a diferença para ela no futuro. “Como a aprendizagem se dará de modo mais natural, a produção do inglês em si também será mais natural. A compreensão, a pronúncia, a escrita e o uso correto da gramática certamente terão qualidade superior àqueles que iniciaram o curso mais tarde”, completa.

 

AULAS PRA LÁ DE DIVERTIDAS

Nada de monotonia! Esse é o lema das aulas na Talken e, para isso, os professores utilizam diversos recursos: brincadeiras, jogos, recortes/colagens, jardinagem, teatro, fantoches e atividades rítmicas, como música e dança. Além disso, ainda acontecem experiências como o art club (artesanato, origami), cooking club, game club, videogame club, entre outras.

O QUE MEU FILHO GANHA COM ISSO?

Além do aprendizado da segunda língua de maneira muito mais divertida, existem outros benefícios: durante os jogos e brincadeiras, a criança se relaciona com o outro, e esta relação facilita a aprendizagem do idioma. Além disso, cada criança aprende a seu modo, a seu tempo. “As atividades lúdicas, por não serem lineares como o ensino tradicional, respeitam naturalmente o tempo e o modo de aprender de cada criança. Assim, elas passam a se sentir mais confortáveis, aprendem a respeitar as diferenças do grupo e têm maior e melhor interação com o professor”, diz Tatiana Mendonça, coordenadora da unidade Talken Jardim Botânico.

 

CONHEÇA ALGUMAS ATIVIDADES LÚDICAS QUE AS CRIANÇAS VIVEM NO DIA A DIA DA TALKEN:

talken 3

São os alunos que cuidam da horta da escola: fazem o plantio da horta, a colheita das verduras e então a “festa da salada”. “Essa atividade, além de muito divertida, coloca as crianças em contato com a terra e proporciona o desenvolvimento de valores relacionados à natureza e à importância da alimentação saudável”, defende Tatiana.

Às sextas-feiras a escola oferece ainda atividades extras, chamadas de Special Clubs, quando as crianças fazem atividades variadas sempre em inglês. É dia de curtir oficinas de culinária, arte, jogos de tabuleiro, videogame, campeonatos de jogos (Pokémon, por exemplo), encontros de música, entre outros.

Na programação normal das aulas há sempre espaço para a diversão. “Tivemos recentemente o Milk Shake Club. Os alunos se reuniram para fazer a bebida e, obviamente, se deliciarem ao final. Para tal, eles precisavam saber o vocabulário relacionado aos ingredientes que iriam utilizar e ao preparo do shake”, conta Magdal. A Talken também tem um coral! Os ensaios acontecem às sextas-feiras e há apresentações no fim de cada semestre. “Em todas essas atividades, é utilizado somente o inglês, e o aluno mais uma vez tem a oportunidade de vivenciar sua segunda língua de maneira natural e em situações cotidianas”, conclui Tatiana.

 

 

Posts Relacionados

12 endereços de decoração infantil Foto: Nadalin Fotografia Basta descobrir que está grávida para já começar a imaginar o quarto do bebê, não é? Confira aqui onde encontrar os móvei...
As raças de cachorro mais caras do mundo Cães são companheiros para a vida, sejam adotados ou comprados, o que importa é que eles recebam carinho dos seus donos. Porém, alguns cachorros chega...
Vai rolar Os Três Mosqueteiros no Teatro Bom Jesus... Foto: Renata Peterlini Romance e muitas aventuras dão sequência à programação do Festival de Teatro Infantil “Era uma vez...eram duas, eram três"....

Viverno digital

Loading...