Saiba como evitar a cárie precoce

Cuidados com os dentes desde o primeiro ano previnem a cárie precoce e outras doenças bucais

6 de julho de 2016 - Por: Redação


kids_carie precoce

Que mãe ou pai nunca se preocupou com problemas dentários nos pequenos? A cárie de mamadeira, que pode aparecer em crianças de até um ano, é causada pela exposição frequente a bebidas açucaradas e deve receber muita atenção dos pais.

Depois de mamar, o leite fica estagnado na boca da criança e durante o sono a salivação diminui e o pequeno engole menos vezes, fazendo com que o leite fique em contato com os dentes por muito tempo. Se os dentinhos não forem escovados, a cárie pode se desenvolver. Ela é agressiva, evolui rapidamente, provoca muita dor e pode destruir completamente os dentes de leite. Até mesmo aquele mel ou açúcar que algumas mães colocam na chupeta para que os filhos se acalmem e adormeçam pode causar problemas.

 

QUAIS SÃO OS SINAIS?

Quando manchas brancas em forma de linha aparecem próximas à gengiva é preciso ficar atento. Esse é o primeiro estágio e ainda é reversível e pode ser tratado. Já a evolução do quadro se dá quando aparecem cavidades com a perda de estrutura dental que, se não for interrompida, pode levar à destruição de todo o dente.

COMO EVITAR?

Antes de surgirem os primeiros dentinhos, ou no máximo assim que eles aparecerem é preciso consultar um odontopediatra.

– A última mamada deve ser realizada pelo menos meia hora antes de dormir e seguida de higiene bucal.

– Quando nascerem os primeiros dentes, os pais devem usar escova dental e creme dental com flúor, após o odontopediatra orientar como usa-lá.

– Não adicione açúcar ao leite da mamadeira e nem em sucos ou chás. Se a criança não conhece o sabor, ela não sentirá falta.

– Escove os dentes de seu filho depois de cada mamadeira!

 

LEMBRE-SE:

– A prevenção é simples, mas requer esforços da família toda, que nem sempre tem conhecimento sobre as repercussões que a cárie pode causar. Muitos só percebem quando a doença está estabelecida.

– Se você não escovar os dentes de seu filho ele poderá ter cáries desde muito cedo.

– Crianças não tem amadurecimento suficiente para decidir sobre sua saúde, seus hábitos de higiene e de alimentação. Isso é responsabilidade dos pais.

– Dentes de leite não são descartáveis! Eles preservam o espaço para os permanentes e são importantes para a alimentação, fonação e crescimento das arcadas de autoestima. Se perdidos precocemente causam problemas no desenvolvimento da dentição.

– Procure orientação profissional e informe-se sobre esses assuntos. Quando os pais estão orientados e conscientes, os filhos crescem saudáveis e felizes.

 

LILIANA TEMPORÃO é odontopediatra e ortodontista e atende em sua clínica particular.

Rua Padre Anchieta, 2050, sala 604 e 605 |

Champagnat | (41) 3335-4388

lilianatemporao.com.br


Viver no digital

Loading...