Como proteger a pele das crianças no verão

Conheça as diferentes formas de proteger seu filho dos raios UV

29 de janeiro de 2017 - Por: Redação

Bem-Estar_Como cuidar da pele das criancas no verao

 

A criançada está nos últimos dias de férias, ainda sem compromissos marcados e o dia nasceu ensolarado! Nada mais motivador para aproveitar o dia. Independentemente da atividade escolhida, faz parte de um programa saudável ao ar livre tomar cuidados com a proteção solar. Aliás, essa regrinha de ouro vale para dias nublados e chuvosos também. O protetor solar é cuidado número 1: ele cumpre a missão de ajudar no bloqueio dos raios UV, que agem diretamente sobre a pele e estão presentes com seu efeito nocivo mesmo em dias chuvosos, embora a intensidade possa ser menor.

 

A médica Dra. Adriana Vidal Schmidt explica que, para as crianças, o uso diário de protetor solar é fundamental, não para evitar apenas queimaduras de pele, mas ainda problemas futuros. “A maior parte da radiação solar que chega até o nosso organismo é recebida na infância, sendo 80% até os 18 anos, por causa da maior atividade em ambientes externos. Como os efeitos deletérios do sol (como envelhecimento de pele e câncer de pele) são cumulativos, algumas complicações de pele aparecem na idade adulta devido, em partes, à exposição solar sem proteção na infância”. Por isso, o cuidado dos pais com seus filhos contribui com a saúde da pele da vida adulta.

 

Então, para os pequenos, o cuidado com o sol deve ser redobrado. Dra. Adriana esclarece que usar o protetor solar corretamente implica em aplicar “diariamente, na pele seca, 30 minutos antes da exposição e em quantidade generosa, formando uma camada espessa. Ele deve ser reaplicado depois de transpiração intensa, natação ou a cada duas horas. No rosto, aplique sempre com a ponta dos dedos”. Lembre-se de aplicar em todo o corpo, inclusive mãos, orelhas e pés.

 

Para além do filtro

Há ainda outras formas de proteger as crianças além de simplesmente utilizar o filtro solar. A médica recomenda, por exemplo, evitar a exposição nos horários de pico do sol, abusar da sombra e das roupas protetoras, como chapéu, boné, guarda-sol e óculos de sol, estes com lentes 100% protetoras contra raios UVA e UVB.

 

Todos os tecidos têm a capacidade de filtrar a luz solar, fazendo com que menos radiação chegue à pele, mas alguns tecidos têm essa capacidade potencializada – são as roupas UV. Para as crianças, que ficam expostas à luz direta por mais tempo, usar roupas com bloqueio UV é um grande benefício.

 

Bem-Estar_Como cuidar da pele das criancas no verao_SwimColors

Marca Swim Colors tem fator de proteção UV+50 em todas as suas peças

As peças da marca Swim Colors, por exemplo, são ideais para uso em praias e piscinas pois possuem diversos recursos que podem ajudar neste sentido. Com foco em peças infantis, a marca tem em todas as suas peças o fator de proteção UV+50. As roupas ainda têm o sistema CloroBlock, resistente ao cloro das piscinas. Assim as crianças ficam mais seguras para a exposição solar, e você pode deixar elas se divertirem com a mente tranquila.

 

Outra superdica da Swim Colors são as peças com mangas longas, como os tops e camisetas femininas. São itens adequados para a prática de vários esportes, com tecidos leves e que permitem a transpiração adequadamente, e não são quentes, ou seja, protegem com conforto.

 

Posts Relacionados

Chega de dúvidas com a escovação do pequeno   Uma dúvida muito comum entre mamães e papais é qual o momento para iniciar a escovação dos pequenos. Atualmente, existem diversos modelo...
Sem repetir o erro Todo ano é a mesma coisa: meu filho não estuda, não faz lição de casa, não se esforça para passar de ano. Vai para a recuperação e no fim dá tudo cert...
Fazer o bebê dormir enquanto mama causa cáries?   Foto: Divulgação   Mamãe e papai, sabiam que vocês são responsáveis pelas cáries do seu pequeno pelo simples fato de criar um há...

Viver no digital

Loading...