Cuidados com os dentes durante a gestação

Saiba porque é importante fazer um pré-natal odontológico e cuidar da saúde bucal durante esse período

31 de outubro de 2016 - Por: Redação

(Foto: Pequena Joana)

(Foto: Pequena Joana)

 

Toda mulher sabe que a gestação é um período em que deve ter uma atenção redobrada com o corpo. Controle da alimentação, diminuição da carga de trabalho, seguir o pré-natal… São todas preocupações que ocupam o dia a dia das futuras mamães. No entanto, toda essa mudança de rotina pode provocar uma falta de cuidado com a saúde bucal. Por isso é importante que a gestante não deixe de fazer um acompanhamento odontológico. “As consultas com o dentista contribuem com o controle da saúde bucal da mamãe, além de orientações preventivas para os cuidados com a boca do bebê”, afirma a odontopediatra e ortodontista Liliana Temporão.

Segundo a especialista, muitos problemas bucais que acometem as gestantes são causados pela alteração hormonal que ocorre na gestação. “Essa variação é responsável pela dilatação dos vasos sanguíneos dos tecidos que fixam os dentes, tornando a gengiva mais vulnerável a inflamações e sangramentos, a chamada gengivite”, explica. Outro problema muito recorrente nesse período são as cáries, em decorrência da alimentação diferenciada, que muitas vezes é mais ácida e pode desequilibrar o pH da saliva.

Para o bebê o risco pode ser ainda maior. “Existem evidências mostrando a relação entre os problemas gengivais e partos prematuros. Os micro-organismos ao redor dos dentes percorrem a corrente sanguínea e estimulam a produção da prostaglandina, aumentando o trabalho de parto”, alerta a doutora Liliana.

 

Cuidado sempre

Para evitar esses problemas o melhor caminho é a prevenção. “Se a mulher já tem uma rotina de frequência ao dentista e mantém sua higiene oral em casa com escovação e uso do fio dental, muitos problemas podem ser evitados. Porém se a gestante está com dor ou tem uma infecção de origem odontológica, ela pode e deve receber tratamento odontológico”, ressalta Dra. Caroline Kraft, odontopediatra da clínica Crescendo e Sorrindo.

A profissional explica que o melhor momento para visitar o dentista é o segundo, pois nessa fase a gestante se encontra em um período mais estável. Em casa os cuidados devem ser contínuos. “Nos primeiros meses por conta dos enjoos e vômitos, e no final da gravidez por causa do cansaço e a dificuldade para se movimentar, pode haver falta de atenção à higiene, esses períodos merecem atenção maior para evitar que haja um aumento da placa bacteriana” sugere Caroline.

 

Alguns cuidados bucais que a gestante deve ter:

– Evite improvisar lanches como salgadinhos e outros alimentos industrializados nos horários das principais refeições

– Nos intervalos das refeições opte por alimentos frescos e naturais, mantendo uma dieta equilibrada

– Use uma escova de cerdas macias e pasta de dentes com flúor após a alimentação

– Faça uso do fio dental diariamente

Posts Relacionados

Escolhendo a escola de inglês A Teddy Bear é uma escola de inglês única, que coloca crianças e adolescentes como protagonistas do conhecimento. É ali na avenida Sete de Setembro qu...
Meu filho não para: tudo que você precisa saber so... Se seu filho não consegue ficar parado, dorme mal e não tem noção do perigo, ele pode simplesmente ser uma criança cheia de energia, mas também po...
Ser mãe é padecer no paraíso? Tá bom. Sou homem e não posso dizer que sei o que é ser mãe. Mas posso lhe convidar a refletir sobre algumas questões que a Psicologia e a Educação (d...

Viverno digital

Loading...