O patinho vira cisne

Mamãe, se acalmem! A fase da "janelinha" faz parte do desenvolvimento natural do seu filho

9 de abril de 2018 - Por: Redação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Chega uma hora em que nossos bebês começam a trocar os lindos dentinhos de leite por grandes dentes permanentes que, muitas vezes, nascem de uma maneira desengonçada.

Sabe aquele conto do “Patinho Feio” todo desengonçado que um dia se torna um belo cisne? Então, chamamos esta fase assim. É natural e normal, acredite. Você, papai e mamãe, precisa apenas ficar atento ao desenvolvimento natural dos dentinhos do seu filho.

Muitas mudanças ocorrem na boca das crianças por volta dos sete anos de idade, algumas mais precoce, outras mais tardiamente. Mas o fato é que tem dentinho mole caindo, e dentão nascendo, e muitas vezes a boca ainda não dispõe de espaço suficiente para comportar esses dentões. Outras vezes acontece o contrário, os incisivos centrais nascem espaçados demais e inclinados para os lados.

Há situações que os dentinhos não ficam “mole” e o permanente nasce mesmo assim. Nesse caso, o dentista poderá recomendar fazer a extração do dente de leite. Em outros casos, os dentinhos ficam bem “molinhos” e é quando os dramas familiares começam. As crianças não deixam ver, não deixam escovar e não querem comer. Na maioria das vezes, não há por que se preocupar com essas variações. No entanto, o odontopediatra é quem fará os exames para diagnosticar se há ou não algo errado.

O mais interessante dessa fase é que as próprias crianças não se incomodam com isso, dando suas gargalhadas banguelas, orgulhosas da sua nova condição, curtindo esse momento mágico que é só deles. É muito comum uma criança reclamar no consultório que seu amigo trocou algum dente e o seu ainda está lá, isto sim significa um problema para ele.

Mas meu conselho aos pais que estão passando por esse momento com seus filhos é que curtam muito, leiam histórias sobre a fada dos dentes e coloquem moedas embaixo do travesseiro. Os anos passam e cada fase da criança é única, não se repete, ficando apenas na foto aquele lindo sorriso repleto de “janelinhas”. Os espaços vão começar a se fechar naturalmente e, assim como na história, o “patinho feio” vira um belo “cisne”.


LILIANA TEMPORÃO é odontopediatra e ortodontista e atende em sua clínica particular

Rua Padre Anchieta, 2050, sala 604 e 605 | Champagnat

(41) 3335-4388

Posts Relacionados

Paz e amor no Verão 2016 das crianças O clima de paz e amor também chegou ao guarda roupa infantil com a coleção Verão 2016 da marca curitibana Que te Encante! Os meninos e meninas ficarão...
6 dicas para curtir o fim de semana com as criança... Festival de Teatro Infantil Brinque – Folclore do Brasil Em sua terceira edição, o festival retorna aos palcos de Curitiba neste final de seman...
Onde ir com a família em Curitiba Vila Zanardini, belo jardim para aproveitar o dia. (Foto: Daniel Snege)   Está procurando espaços diferentes para sair com a família em Cu...

Viverno digital

Loading...