Você sabe tudo sobre os sabonetes que usa?

A importância de escolher o tipo certo de sabonete para cada parte do corpo

23 de fevereiro de 2016 - Por: Redação

Beleza_Corpo_Você sabe tudo sobre os sabonetes que usa

Chegar ao fim do dia e poder tomar aquele banho é maravilhoso, não? Tirar o estresse do corpo, renovar as energias e ainda deixar o corpo limpo e cheiroso. Ter esse cuidado diário é imprescindível para evitar doenças e o envelhecimento precoce da pele. Mas será que você sabe tudo sobre os sabonetes que anda usando? Joana Miranda Formigone, gerente de desenvolvimento de formulações rosto e fotoproteção da Natura e Rodrigo Lima, gerente de desenvolvimento de formulações sabonetes, respondem os maiores questionamentos sobre esses produtos.

É ideal usar tipos variados de sabonete, um para cada necessidade ou parte do corpo?

Sim, é o que recomendamos. As formulações feitas para o corpo geralmente tem uma capacidade maior de limpeza, possuem maior poder de espumação (o que melhora o rendimento) e tem maior explosão de fragrância, pois foram desenvolvidos para o momento do banho. Os sabonetes para as mãos mantém um alto poder de limpeza, mas contém maiores concentrações de agentes emolientes e condicionantes para evitar o ressecamento da pele. Os sabonetes para o rosto são formulados com tensoativos mais suaves, promovendo uma limpeza mais delicada, além de ter um pH ajustado para essa região do corpo. Já os sabonetes íntimos são ainda mais suaves e também tem o pH ajustado para que não haja desequilíbrio da microbiota natura dessa região.

O sabonete que faz mais espuma limpa mais?

Não necessariamente. O poder de limpeza é obtido pela capacidade do sistema de limpeza em se ligar com as moléculas orgânicas, enquanto a espumação abundante está mais ligada a forma de interação desses agentes entre si e com a água. Assim, é possível obter uma fórmula suave com alto poder de espumação.

Sabonetes vegetais são melhores que os de origem animal?

Sim, além dos benefícios do ponto de vista de sustentabilidade, há significativas vantagens na utilização de sabonetes de origem vegetal. Os sabonetes baseados em gordura animal possuem um odor bastante característico, o que dificulta a cobertura olfativa. Já com a base vegetal o impacto olfativo é mínimo e a performance das fragrâncias é superior. Outro benefício está relacionado à espumação: a base vegetal possui naturalmente maior quantidade de cadeias graxas curtas, o que favorece a formação de uma espuma abundante e cremosa.

O sabonete líquido é o mais indicado para a limpeza do rosto?

O mais indicado é o que respeita o pH natural da pele e que contém em sua formulação tensoativos (ingredientes que promovem a limpeza da pele) mais suaves. Indicamos que os consumidores utilizem formulações que foram especialmente desenvolvidas para a limpeza do rosto, seja em formato líquido ou barra. Normalmente essas características são encontradas nos sabonetes líquidos, porém não em todos, assim como existem sabonetes em barra que possuem uma tecnologia específica capaz de entregar as condições indicadas acima.

O banho quente pode intensificar as propriedades do sabonete?

Sim, a água quente aumenta a solubilidade das moléculas de sujidade e dessa forma facilita a remoção e limpeza feita pelos sabonetes. Devemos ter atenção especial com a pele do rosto para que a temperatura não seja muito elevada a ponto de interferir na integridade da pele e remoção excessiva da camada de proteção natural.


Viver no digital

Loading...