Conheça as melhores técnicas para se livrar das varizes

Saiba as vantagens e desvantagens de algumas técnicas para se livrar das varizes

20 de maio de 2016 - Por: Redação


 

bem_estar_varizes

Elas causam um desconforto enorme: doem quando se fica em pé por muito tempo, incomodam ao ficar deitada, além de deixarem as pernas esteticamente feias. Sim, estamos falando das temidas varizes que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, afetam mais de vinte milhões de pessoas, sendo que a maioria são mulheres.

Mas calma! Tudo na vida tem solução. Para acabar com o problema existem atualmente várias técnicas que, diferente da cirurgia tradicional, requerem incisões menores e, em muitos casos, não necessitam de cortes. Esses procedimentos não deixam cicatriz e têm índices de complicações e tempo de recuperação bem menor.  “É verdade que milagres não existem, mas algumas tecnologias avançadas estão aí para isso”, explica o cirurgião vascular Dr. Cristiano Schmitt, do Angiocentro Curitiba.

“Recuperação rápida, riscos baixos, benefício alto, bom resultado estético e solução do problema de forma menos invasiva são os benefícios dos tratamentos atuais que estão alinhados às necessidades das mulheres”, complementa. 

ALERTA

Vale sempre a visita ao médico para avaliar a gravidade das varizes e decidir o tratamento adequado entre os muitos disponíveis. “Independentemente de qual procedimento o paciente escolher é importante lembrar-se sempre de procurar um especialista a fim de evitar complicações e, então, desfrutar do que o procedimento escolhido traz de melhor para alcançar as pernas ideais”, alerta o doutor Cristiano.

Além dos tratamentos, o doutor Cristiano destaca a importância da prevenção. “Constantemente visitamos diversos especialistas para cuidar da saúde do coração, olhos, ouvidos, mas não cuidamos dos vasos sanguíneos. Isso também é importante para avaliar como anda a saúde de sua perna”, reforça.

Prevenir é o melhor remédio, como diz o ditado. Portanto, cuide também de sua alimentação e pratique exercícios. “Inserindo isso na rotina diária já ajuda muito quando se falar em evitar a formação das temidas varizes.”

 

SAIBA AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE ALGUMAS TÉCNICAS PARA SE LIVRAR DAS VARIZES

EVLT

O procedimento pode ser utilizado em todas as varizes, porém é mais aplicado em veias um pouco mais profundas. Não existem contraindicações e o seu principal benefício é o estético, sem suturas ou pontos. Nessa técnica o pós-operatório é prático e rápido, podendo ser realizado com anestesia local dependendo da quantidade de veias.  A internação dura um dia e o paciente pode sair andando 24 horas depois de retirar os curativos, podendo voltar às atividades rotineiras entre 3 a 7 dias.

ESPUMA

É indicado para varizes mais profundas. As vantagens são a praticidade – o paciente está liberado quase que após o procedimento – e a não utilização de anestesia. O procedimento dura em média 15 minutos e é realizado no consultório. O pós-operatório é rápido e consiste no uso de atadura compressiva inelástica abaixo do joelho por sete dias, podendo realizar atividades normalmente. A desvantagem é que a técnica pode lesionar a pele e causar feridas.

RADIOFRENQUÊNCIA

O método é parecido com o EVLT, porém é indicado para veias maiores e, por isso, requer pequenas incisões. É utilizado calor em vez de laser e a recuperação é prática e rápida. O tratamento tem um resultado estético bom, porém com o ônus da incisão e também o risco de queimaduras durante o tratamento. 

STRIPPING

Consiste na remoção das veias por meio de incisões. É utilizado em todos os tipos de varizes superficiais e traz bons resultados ao paciente. A técnica não é mais recomendada para retirada de veias safenas pelo American Venous Forum, devido ao nível alto de complicações se comparado a outras. Necessita internamento e anestesia e entre as desvantagens estão o longo período de recuperação – entre 15 a 30 dias –, podendo causar infecções, leões e manchas na pele. Outra desvantagem é que a técnica é a menos cosmética, deixando várias cicatrizes na perna.


Viver no digital

Loading...