Como exercícios físicos previnem doenças

Atividade física é um dos métodos preventivos mais eficientes contra problemas de saúde

18 de abril de 2016 - Por: Redação


exercios_cia atlhetica

A prática de exercícios físicos é importante para a mente e para o corpo, além de ser uma ótima maneira de começar ou terminar o dia, aumentando a disposição nas primeiras horas da manhã e relaxando e melhorando a qualidade do sono à noite.

A atividade física é um dos métodos preventivos mais eficientes contra várias doenças, controlando o nível de açúcar no sangue, a hipertensão, o sobrepeso corporal, diminuindo o estresse, aumentando o HDL (colesterol bom) e melhorando a capacidade respiratória, a resistência muscular e dos ossos. 

Segundo um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), exercitar-se por 30 minutos durante os cinco dias da semana já é o suficiente para ter uma vida mais saudável, mas é claro que toda e qualquer atividade deve estar sempre orientada por especialistas.  

Sob medida

A Cia Athletica, pensando no bem-estar e na saúde dos alunos, oferece desde 2009 o Programa Prevenção, uma ação que surgiu na unidade de Curitiba e deu tão certo que se espalhou pelas demais academias em todo o Brasil.

O segredo está na formação e no olhar diferenciado dos profissionais. “O nosso foco é o treinamento de musculação e aeróbio específico para algumas das principais patologias encontradas em uma academia”, explica o professor Mauro Mulazani, um dos criadores do Programa Prevenção. Todos os que apresentem hipertensão, diabetes, fibromialgia, cardiopatias e síndrome metabólica, além de lombalgia, osteoartrites, problemas articulares e pós-cirúrgicos passam por uma avaliação detalhada e para cada problema é criada uma diretriz de atendimento e de prescrição de exercícios. Assim, o aluno é atendido da maneira mais segura e eficaz. “Cada caso é analisado individualmente para identificar a situação do aluno e a partir daí montarmos um treino”.

Outro grande diferencial é o atendimento multidisciplinar. “Estamos em contato direto com os médicos de cada aluno e os exercícios prescritos são informados. Assim o aluno está assistido e tem segurança no que está fazendo”, finaliza.

 Vencendo a dor

As dores na coluna de Célia Regina Tanaka eram tão fortes que ouviu dos especialistas que somente com cirurgia seu caso poderia ser revertido. Praticante de exercícios físicos há anos, ela decidiu mudar seu estilo de vida para encerrar de vez com a dor. “Não queria fazer a cirurgia e optei por mudar meu foco de exercícios. Hoje, três anos após iniciar atividades específicas para o meu caso a dor passou e nem preciso mais da operação”, comemora.

exercios_cia atlhetica 2 ok

 

“Nunca me adaptei à musculação, pois atividades mais aeróbicas sempre foram um prazer enorme. Mas conhecendo o Programa Prevenção da Cia Athletica  e com a orientação dos professores consegui perceber o benefício que os exercícios me trouxeram, pois são conduzidos exatamente de acordo com as minhas necessidades”, conta.

 


Viver no digital

Loading...