Mitos e Verdades sobre Crossfit

Saiba como a modalidade realmente funciona e veja se ela é a melhor opção para você

5 de setembro de 2016 - Por: Angélica Mujahed


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Sempre tem aquele exercício que é considerado o “do momento”, certo? Agora é a vez do Crossfit conquistar cada vez mais adeptos, principalmente famosos! Mas, afinal, o que é essa modalidade? Ela consiste em um misto de movimentos funcionais variados e de alta intensidade, explica a coach Renata de Paula, da CrossFit Barigui. “Movimentos funcionais são aqueles da natureza humana, por exemplo: agachar, empurrar, puxar, correr…”, ensina Renata.

Já os treinos variam em movimentos, carga, frequência e tipo (por tempo, por repetições, por round, até a exaustão, tarefa por determinado tempo, entre outros). “São treinos de alta intensidade, porém isso varia de pessoa para pessoa, porque cada um tem seu próprio condicionamento físico e psicológico”, diz.
VERDADE OU MENTIRA?

A Coach Renata responde as dúvidas sobre o exercício:

As cargas são extremamente pesadas?

Depende. Os exercícios são de alta intensidade e isso se estende para a carga: quanto maior a carga, maior será a intensidade. A carga é definida de acordo com o condicionamento de cada um, variando conforme a técnica, movimento, força que o aluno possui e tempo de treino. Lembrando que tudo é acompanhado por um treinador, que irá se certificar que o exercício será realizado com segurança.

Todos se adaptam ao ritmo dos exercícios?

Verdade, pois a intensidade é adicionada conforme a evolução do aluno.

Emagrece mais do que musculação?

Exercícios de alta intensidade dão resultado, e o CrossFit envolve esses exercícios. É possível direcionar os treinos conforme  a meta. Alguns alunos querem emagrecer, outros procuram definição muscular, outros força, então os treinos são específicos para cada particularidade.

Todos os exercícios tem peso?

Mito. Os exercícios monoestruturais (conhecidos como cardiorrespiratórios, corrida, remadas, burpees) e ginásticos (barras fixas, agachamentos, flexões de braços, salto em caixote) não possuem carga externa.

Pode causar lesões?

Depende. Esse é um dos maiores questionamentos, mas quantas vezes você já torceu o pé ao andar de forma desajeitada ou torceu o punho em um esporte na escola? O problema não foi o movimento em si, mas a forma como foi executado. Isso quer dizer que todo movimento corporal, seja com ou sem carga, pode lesionar se for executado sem a técnica adequada. Portanto, é preciso treinar concentrado na execução do movimento e respeitar os limites do corpo.

É preciso ter uma dieta específica para praticar Crossfit e ter bons resultados?

Verdade. A base para qualquer atividade física é manter uma alimentação adequada e assim é com o CrossFit. Nessa modalidade tem duas mais comuns, a ‘Paleolítica’ e a ‘Zone Diet’. Elas têm como base alimentos naturais, com restrição ou exclusão de alimentos industrializados. Porém, é importante buscar um nutricionista para prescrever e acompanhar sua dieta alimentar.


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