Como você deve se preparar para uma prova esportiva

Dicas profissionais para se programar antes de participar de uma competição

31 de agosto de 2016 - Por: Angélica Mujahed

Athlete running at sunset on beach

Já pensou em participar de uma competição esportiva? Seja correndo, pedalando ou nadando, a verdade é que cada vez mais pessoas têm se interessado em fazer provas. Mas é importante ter em mente que, independentemente do seu objetivo e do esporte que escolher, você deve se programar antes.

 

QUANTO TEMPO DEVO ME PREPARAR?

Segundo o professor da Companhia Athletica, Luiz Eduardo Gaensly Amaral, o tempo de preparação exigido depende muito do tipo de esporte e do nível do atleta. “Quanto mais alto o nível e maior o tempo de experiência do atleta, menor é o tempo de preparação”, explica. O objetivo desejado também influencia no tempo de preparação.

 

TEMPO MÉDIO DE PREPAÇÃO PARA COMPETIÇÕES:

Corrida de 5 Km: iniciante de 6 a 8 semanas / avançado de 4 a 6 semanas
Corrida 10 Km: iniciante de 8 a 12 semanas / avançado de 6 a 8 semanas
1/2 Maratona: iniciante de 12 a 16 semanas / avançado de 8 a 10 semanas
Maratona: iniciante de 20 a 24 semanas / avançado de 16 a 20 semanas
Corrida de Montanha de 5 Km: iniciante de 10 a 12 semanas / avançado de 6 a 8 semanas
Short Triathlon: iniciante de 10 a 12 semanas / avançado de 8 a 10 semanas
Ironman: iniciante de 24 a 28 semanas / avançado de 20 a 24 semanas
Travessia de Natação de 1,5Km: iniciante de 10 a 12 semanas / avançado de 8 a 10 semanas

 

PRECISO DE ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL?

Felipe afirma que ter o acompanhamento de um profissional de Educação Física especializado em cada modalidade é fundamental. “O profissional vai avaliar as reais condições do atleta para participar de uma competição e é ele que vai organizar a rotina de treinos e adequar as cargas”, diz.

 

E NO DIA DA PROVA?

Confira as dicas de Felipe:

– Procure usar as mesmas roupas que utilizou durante os treinos. Dia de prova não é dia de testes!
– Coma os alimentos que está acostumado, sempre seguindo as orientações de seu nutricionista
– Estar bem hidratado no dia anterior e no dia da competição é fundamental
– Dê uma atenção especial ao descanso na semana da prova
– E o mais importante: DIVIRTA-SE! Resultado é importante, mas quem vive deles são os atletas profissionais

 

Confira as dicas da curitibana Luca Glaser, que irá competir no Mundial de Triathlon do Havaí


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