Tudo o que você precisar saber sobre pilates

Além dos benefícios para o corpo, o exercício ajuda a relaxar a mente

20 de fevereiro de 2016 - Por: Redação

BemEstar_Vamos de pilates

O pilates é considerado um dos melhores exercícios para quem deseja fortalecimento muscular, evitar doenças cardiovasculares, emagrecer, corrigir a postura e ganhar flexibilidade. Além dos benefícios para o corpo, a prática ajuda também a mente, pois exige concentração, coordenação e controle entre a respiração e os movimentos realizados.

Segundo a professora da Academia CIA Atlhetica, Suzana Gadine, o ideal é que a atividade seja praticada de 2 a 3 vezes por semana, dependendo do objetivo da pessoa. “Se a meta é aliviar dores, com três a quatro aulas contínuas, o aluno já sente uma melhora. Se o objetivo é melhorar força, alongamento ou alinhamento articular, de dois a três meses já é possível ver a diferença”.

O pilates também pode ajudar na prática de outros exercícios. Segundo Suzana, um dos focos da atividade é o alinhamento articular e, principalmente, o trabalho de fortalecimento de abdômen. “Aprendendo a contrair e executar os exercícios com essa musculatura acionada, ao executar outro exercício ou modalidade diferente, o aluno irá fazer melhor o movimento.”

Escolha o seu

Suas modalidades de pilates são as mais procuradas em estúdios e academias. O Pilates com aparelhos é a versão mais tradicional, utilizada para recuperar lesões musculares, fortalecer o corpo e até mesmo emagrecer. Os aparelhos são compostos por molas e elásticos que determinam a intensidade dos exercícios e o resultado aparece com maior rapidez.

O Pilates Solo utiliza a força do próprio corpo e alguns objetos, como bolas e elásticos, para a realização dos movimentos. Os iniciantes podem sentir mais dificuldade na modalidade solo, pois exige maior força muscular e consciência corporal. “Nesta modalidade a única restrição é para grávidas acima de seis meses. As gestantes podem e devem fazer pilates, mas o recomendado é em aparelho, pois é feito com todas as adaptações”, alerta a professora.

Por que fazer?

Ao contrário da musculação, que trabalha um grupo de músculos por vez, os exercícios de pilates conseguem fortalecer pernas, braços, costas e ombros com um único tipo de movimento.

O pilates ajuda na queima rápida de calorias, eliminando as indesejáveis gordurinhas. Um treino básico de baixa, ou moderada intensidade pode ter um gasto calórico de até 450 calorias. Parece uma ótima, não?


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