Como nasce uma casa da Construtora Monreal?

Ligados à vanguarda da arquitetura, os profissionais da Arquea contam como funciona o passo a passo da construção de uma obra

3 de maio de 2019 - Por: Redação

Foto: Celso Pilati

Foto: Celso Pilati

 

Batemos um papo com os arquitetos Bernardo Richter, Fernando Caldeira de Lacerda e Pedro Amin da Arquea Arquitetos, que nos contaram como foi assinar o projeto dessa residência minimalista e elegante feita em steel frame pela Construtora Monreal.

 

Viver: Como surgiu esse projeto? Qual era o estilo dos moradores?

Arquea: A casa foi projetada para um antigo cliente e amigo. Já havíamos feito o projeto do seu primeiro apartamento, e agora, com a perspectiva de aumento da família, nos deu a alegria de fazer o projeto de sua nova casa. Orientamos desde a compra do terreno, definimos um programa de necessidades com eles, e desenvolvemos o projeto arquitetônico e de interiores.

A ideia inicial era criar uma casa simples, prática e ao mesmo tempo acolhedora para um casal jovem, ele médico e ela advogada, animados, gostam de receber amigos e família. Um filho, o Gabriel com 2 anos e mais um irmãozinho a caminho.

 

V: Qual foi o conceito criado para esse projeto arquitetônico?

A: Duas coisas foram essenciais para ajudar a idealizar o conceito dessa casa: uma araucária que fica no fundo do lote e a orientação solar.

A planta foi desenhada de acordo com a insolação e da relação com o jardim, e as aberturas nasceram conforme as necessidades de cada cômodo. Dessa maneira, a casa foi organizada de forma compacta, com a intenção de livrar um bom quintal ao fundo.

A forma é simples e pura, tornando, assim, a arquitetura atemporal e lusitana.

 

V: O projeto foi feito em steel frame. Porque vocês optaram por esse método?

A: A construção da casa em steel frame foi uma solicitação do cliente. Ele decidiu utilizar esse método, no qual a Construtora Monreal é especialista, devido a alta velocidade de construção e a baixa produção de resíduos gerados na obra. Além da qualidade térmica e acústica propiciadas a residência por esse método construtivo.

 

V: E o conceito do projeto de interiores?

A: Assim como o conceito arquitetônico, o projeto de interiores é simples e atemporal. Os tons e materiais escolhidos foram o branco, o concreto e a madeira. No térreo, demos destaque ao painel de lâmina natural que esconde a área de serviço da casa. a sala ficou integrada com o espaço gourmet e o jardim, já que as esquadrias inteiras se abrem, fazendo com que a sala vire uma grande varanda.

 

V: Há alguma questão voltada a sustentabilidade no projeto?

A: Todo bom projeto deve ter medidas sustentáveis. Por ter uma boa orientação solar, é uma casa que facilita a economia de energia, pois, minimiza o uso de ar-condicionado e de dia não necessita a utilização de luz artificial. Além da construção em steel frame que é limpa, gerando pouco resíduo.

 

Confira o resultado do projeto:


Viver no digital

Loading...