Dicas da Coach Mira Graçano para você se reinventar

A ideia é começar com pequenas coisas

16 de março de 2016 - Por: Redação

Cada ano é uma nova oportunidade para pensar em projetos que estão parados, realizar sonhos e tirar algumas coisas do papel. Porém, parece que o tempo para fazer coisas novas não existe e que tudo já está cronometrado. Que tal então começar por coisas pequenas? Provar novos sabores? Praticar um esporte? Aceite um novo desafio. Faça algo novo pela primeira vez.

Segundo a coach Mira Graçano, muitos têm medo de uma reinvenção porque acreditam que não é bom sair de sua zona de conforto. “Quando se dá um passo para o novo, enfrenta-se o desconhecido e então surgem todas as inseguranças que são naturais. Nesse momento existem dois caminhos: mudar ou ser forçado a mudar. Os dois têm um lado positivo, pois a mudança é sempre boa”, avalia.

Ela mesma já passou por uma reinvenção em sua vida. Jornalista, sempre trabalhou com apresentação de notícias. “Quando saí da emissora de TV pensei: ‘E agora? O que eu sei fazer?’ E muitas pessoas podem fazer isso, descobrir dentro de seu contexto atual novos caminhos. Somos seres com multiexperiências. É possível desenvolver outras habilidades”, reforça.

Olhe para a frente

A especialista ensina que otimismo é importante para realizar novas atividades. “Se você perdeu o emprego, não se lamente. Não olhe para o que você deixou, olhe para o que você pode alcançar”, afirma.

Mira percebeu que gostava de conversar com pessoas e foi para a área de desenvolvimento pessoal, se especializando. Segundo ela, é importante fazer coisas novas porque o ser humano está em constante mudança. “Nascemos para crescer, para mudar. E isso é conhecer coisas e pessoas novas, mudar em nossas fraquezas, evoluir”, destaca. Essa mudança, de acordo com a coach, pode ser pequena, como mudar algo em sua rotina. “Em vez de assistir televisão, ouça uma música, dance sozinho, encontre com um amigo. Faça algo diferente a cada dia! Se permita”.

5 dicas para você se reinventar

QUERER – É preciso querer fazer algo novo, ter um desejo sincero. “Eu quero, eu posso, eu consigo”, resume a profissional.

AGIR – Não adianta querer e não agir. Pense o que quer fazer verdadeiramente. Porém, agir não significa sair do emprego ou largar o companheiro, mas é dar um primeiro passo de mudança.

PLANEJAR – Nunca aja por impulso. Meça tudo. É importante traçar um caminho para chegar ao objetivo, mas sem ficar preso ao planejamento.

ARRISCAR – Se exponha e não tenha medo. Se você errar, mesmo assim irá crescer. Não deixe o “se” te paralisar.

RECONHECER – Tenha um coração agradecido. Reconheça as pequenas conquistas. Cada uma é um passo para o objetivo maior.

 

Como você quer se reinventar?  Confira a experiência em vídeo da engenheira de alimentos Luciana Vilaverde Schmitt que voou de balão clicando aqui e a história de Denise Cortazio, que após uma viagem ao Haiti criou uma ONG.


Viver no digital

Loading...