Leonardo Guedes, o hairstylist que caiu no gosto das curitibanas

Engana-se quem pensa que a via do proprietário do salão WCrystal é cheia apenas de glamour

2 de abril de 2016 - Por: Angélica Mujahed


Quem entra no salão WCrystal logo imagina que a vida do proprietário é cheia de glamour e que alguém cuida dos negócios por ele. Ledo engano! Leonardo Guedes é um profissional multitarefas que consegue ser administrador, relações públicas e hairstylist com a maior naturalidadeCom apenas 25 anos, ele é dono de um dos mais exclusivos espaços de beleza da cidade. Seu segredo? Muito trabalho e bom humor.

Sua carreira não começou como a da maioria. “Caí de gaiato no salão!”, brinca. Aos 14 anos perdeu a mãe e não queria morar com o pai. A irmã o acolheu, mas com a condição de que teria que trabalhar. Assim começou no Studio W em São Paulo, ao lado da irmã e de Wanderley Nunes, queridinho de muitas famosas. Em seus primeiros dias nem encostava nos cabelos das clientes, mas com o tempo foi aprendendo os truques.

Leonardo chega a ficar 12 horas dentro do salão em alguns dias. Sem parar um minuto, ele consegue atender vários clientes e diverte-se enquanto está no meio das tesouras, tintas e clientes. Assovia no ritmo da música enquanto os fios vão caindo, dando um novo visual a quem está na cadeira.

 

Comportamento_Redes-Sociais_Shutterstock-618x420

 

O que o começo difícil te ensinou?

Que com humildade e força de vontade você chega aonde quiser. Salão é um lugar com muito ego, de todos os lados! Imagine eu, com 14 anos, no meio de tanto “cachorro grande”. Via muita vaidade e gente com ego alto cair. É importante escutar as pessoas, ver quando você está errado e deixar o ego de lado.

Qual a sua maior conquista?

O sorriso da minha cliente. Para mim, o cabelo é uma das coisas que mais influencia na imagem pessoal e pode jogar a autoestima da mulher lá para baixo ou lá para cima. Quando faço algo que fica muito bom, a recompensa é o sorriso que ela não consegue esconder.

Como você atende cada cliente?

Eu observo a mulher. É preciso tentar enxergar o ser humano e escutar. Eu não imponho nada, gosto muito de escutá-las antes, e em cima do que ela me passa, adequamos ao seu estilo de vida.

Por que tantas mulheres confiam seus cabelos a você?

A gente criou um nome, que é como uma grife. A mulher vem ao salão não com uma foto dizendo que quer aquele cabelo. Ela chega e pergunta o que fica bom para ela. O que leva a isso é o estudo, o conhecimento, é saber o formato do rosto e como vai ficar. O cabeleireiro tem que ser um facilitador, não um complicador. Nosso diferencial também é a personalização. Não existe linha de produção.

O que você ainda quer conquistar?

Muita coisa! Nós ainda somos um bebezinho de seis meses, estamos começando a engatinhar. Eu quero colocar o WCrystal como referência no país. Agora estou colocando meu nome no salão, vai ser WCrystal by Leonardo Guedes. Quero mostrar que eu e o salão somos uma coisa só. Criamos um método de trabalho que se você fizer o cabelo comigo, ou com o cabeleireiro da bancada ao lado, o resultado será satisfatório da mesma maneira. A estrela que brilha mais aqui dentro é Deus, mais nada.

Como você consegue atender tantas pessoas ao mesmo tempo?

Eu fico ligado em tudo, mas a equipe que trabalha ao meu lado é muito importante. Consigo atender cinco pessoas ao mesmo tempo porque tenho profissionais que treinei e que estão comigo há um tempo.

O que você busca profissionalmente?

Que eu me supere sempre. Acho que a pior coisa é parar no tempo, achar que aquilo está bom. Eu sempre estou em busca do novo e espero continuar com esse ânimo. Faço muitos cursos, viajo bastante e nunca só para passear. Sempre conheço algum país porque vou fazer um curso e tento trazer algo novo.


Viver no digital

Loading...