A mãe que ajuda famílias a lidarem com o autismo

Elyse Matos, fundadora do Ico Project, será uma das homenageadas do Prêmio VIVER Inspiradores 2018

30 de novembro de 2018 - Por: Redação

Foto: Pablo Contreras

Foto: Pablo Contreras

 

Elyse Matos é advogada, mas viu sua vida mudar de rumo com a chegada do filho mais velho, Enrico, diagnosticado com transtorno de espectro autista. Após o choque inicial, seu primeiro passo foi aprender mais sobre a doença e ir além daquilo que o senso comum espalhava sobre ela. Foi então que a ficha caiu: Elyse percebeu que poderia fazer muito mais pela vida de crianças diagnosticadas com o transtorno: tornar o momento da descoberta do diagnóstico mais leve para os pais, auxiliar no processo de adaptação e na superação dos desafios que o diagnóstico traz consigo. Elyse conheceu pessoas e vivências, viajou atrás de informações sobre a doença, organizou eventos de conscientização e, finalmente, criou o Ico Project – um dos projetos mais inovadores voltados ao transtorno de espectro autista.

Graças à iniciativa de Elyse, o Programa de Capacitação em Autismo, voltado para a criação de uma rede poderosa de incentivo ao neurodesenvolvimento de crianças com autismo, chegou a Curitiba. O programa foi desenvolvido em parceria com a Organização Mundial de Saúde, o Autism Speaks e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Curitiba. A ideia de Elyse deu tão certo que o programa foi adotado pelo Ministério da Saúde, levando essa rede de apoio a todas as regiões do Brasil.

 

Por que é inspiradora?

Porque não se abateu com o diagnóstico de autismo do filho e criou um programa de assistência às famílias hoje adotado pelo Ministério da Saúde e presente em todo o Brasil.

 


Elyse Matos é uma das ganhadoras do Prêmio VIVER Inspiradores 2018

Viver no digital

Loading...