4 restaurantes descolados para conhecer em Curitiba

Dicas de lugares modernos que inovam no ambiente, na decoração, e claro, no menu

9 de julho de 2016 - Por: Angélica Mujahed

 

Você costuma ir sempre aos mesmos lugares quando quer sair para jantar ou tomar um café com os amigos? Vamos mudar isso! Curitiba tem se destacado no ramo gastronômico e oferece inúmeras opções, desde os restaurantes tradicionais que existem há anos, até modernos empreendimentos que inovam tanto na escolha do ambiente, na decoração, e claro, no menu. Então, prontos para um tour delicioso?

 

Roteiros_Lugares Descolados_Rause_Javiera Consuelo

Mesmo do lado de fora já é possível entender porque o Rause é tão agradável (Foto: Javiera Consuelo)

VINHO, CAFÉ OU GOSTOSURAS?

É quase impossível passar a pé pela Carlos de Carvalho e não dar uma olhadinha na grande janela do Rause. A casa combina duas coisas que Curitiba pede na maior parte do ano: café + vinho. No local é possível provar diferentes cafés feitos com três tipos de grãos, qualidade certificada e vários métodos de extração. Porém, se a vontade é de vinho, são oferecidos rótulos de diferentes países que podem ser harmonizados com aperitivos.

 Já o cardápio de gostosuras não perde em nada para as bebidas. Quer saber tudo que a casa oferece? É só sentar em um dos sofás ou mesas, ficar confortável e olhar para a parede. Todas as delícias estão descritas de forma descontraída, substituindo o cardápio de papel. Adiantamos alguns preparos para os curiosos, como o California Dreaming, sanduíche feito no pão ciabatta com pastinha de azeitona, tomate, berinjela, mussarela de búfala e parmesão; Talharim de cogumelos frescos e ovo poché e ainda Crepe de carne seca.

Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 696 | Centro

 

Pipoca Bafo do Dragão é uma das muitas inovações do restaurante Poco Tapas

A Pipoca Bafo do Dragão é uma das muitas inovações do restaurante Poco Tapas

COMIDA DE ALQUIMISTA

Quer se divertir como criança em um restaurante? Então a dica é conhecer o Poco Tapas, que aposta na gastronomia molecular. Mas o que é isso exatamente? É uma transformação dos alimentos por meio de técnicas e equipamentos diferenciados, criando novos sabores e texturas, como a sobremesa Pipoca Bafo do Dragão, que é congelada em nitrogênio líquido e quando ingerida solta fumaça pelo nariz e pela boca.

O cardápio da casa está em constante mudança, toda semana o menu degustação, que conta com 15 pratos (10 salgados e 5 sobremesas), recebe novas criações. Para quem gosta de uma atenção especial, o chef Fabio Mattos visita todas as mesas e explica cada prato. Já os vegetarianos, celíacos, intolerantes à lactose ou diabéticos ganham receitas desenvolvidas na hora.

Avenida Vicente Machado, 2786 | Batel

 

A mistura de bicicletaria e bar faz do Le Voleur de Vélo um sucesso

A mistura de bicicletaria e bar faz do Le Voleur de Vélo um sucesso

BICICLETAS E DRINKS

O Le Voleur de Vélo inovou ao fazer uma combinação inusitada: bicicletas e coquetelaria. Sim, você pode comprar uma bike enquanto degusta um delicioso drink! Já quem está à frente da cozinha é o chef Marcelo Abe, que participou do programa de competição culinária The Taste Brasil do GNT. Alguns dos pratos que se destacam são o Pulpo a la Gallega, feito com tentáculo de polvo e lula grelhados e temperados com páprica sobre uma cama de batatas baby, cebola roxa e pimentão vermelho e o queijo coalho que foge do comum, preparado com ganache de café, gel de coco, picles de abóbora, azeite de laranja e espuma de menta.

Quer experimentar um coquetel diferente? A casa oferece cerca de 30 opções, como a Caipirinha Vélo, feita com mirtilo, limão, xarope de açúcar e vodca. A casa abre nas quintas, sextas e sábados, somente à noite.

Alameda Pres. Taunay, 643 | Batel

 

Quem resiste a um cupcake do Desgusto Café?

Quem resiste a um cupcake do Desgusto Café?

CAFÉ PÓS-INDUSTRIAL

O Degusto Café é um lugar intimista para uma conversa despretensiosa entre amigos ou até mesmo para trabalhar, servindo várias opções de cafés, os tradicionais espresso e machiatto, bebidas com diferentes tipos de extração, como a French Press e a Hario V60 (que permite um café limpo, sem o pozinho no fundo da xícara), e ainda algumas misturas, como o Nutella Latte. Já para quem quer algo para comer, algumas das delícias são as quiches, empadas, diversos bolos, cupcakes no maior estilo norte-americano e ainda algumas sopinhas para esquentar os dias frios. O melhor? Tudo isso é preparado na frente do cliente, criando um clima caseiro e aconchegante.

O local se destaca também pela decoração, que remete ao pós-industrial, com canos de cobre expostos nas paredes e conceitos futuristas, com muita cor e várias plantas espalhadas pelo ambiente. Vale uma foto para o Instagram! O Degusto deve agradar principalmente os donos de animais de estimação, que são muito bem-vindos.

Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1148 | Batel


Viver no digital

Loading...