Como montar um prato ideal para as crianças

23 de março de 2016 - Por: Redação

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Muitas mães ficam em dúvida na hora de alimentar os pequenos de forma saudável. Há sempre questionamentos sobre quais alimentos são ideias, o tamanho das porções e como fazê-los comer legumes e verduras. Segundo a nutricionista do Instituto La Beauté, Debora Ghezzi Martins, a refeição para as crianças deve conter fontes de proteína, carboidratos integrais e lipídeos, como cortes magros de aves, carnes e peixes, legumes, arroz, feijão, pães integrais, frutas, leite e derivados.

EVITE

Outra dica da profissional é deixar as guloseimas, como refrigerante, néctar de frutas de caixinha, bolacha recheada, salgadinho, fritura, embutidos e enlatados para dias especiais, como festinhas de aniversário, e não incluí-los no dia a dia.

PORÇÕES E HORÁRIOS

Já com relação às porções, Debora afirma que eles sabem o quanto podem ou conseguem comer. “O importante é deixar os horários das refeições bem determinados e oferecer alimentos nutritivos e saudáveis”. Já o suquinho ao longo do dia pode reduzir o apetite do pequeno, portanto o ideal é servir essa bebida durante ou após as refeições. “Uma criança com rotinas bem estabelecidas será um adulto saudável!”, argumenta.

LEGUMES E VERDURAS

De acordo com a nutricionista, os hábitos dos pequenos são um reflexo dos hábitos dos pais e familiares. “Nesta fase inicial da vida é que os hábitos alimentares são adquiridos, sejam eles bons ou maus”, explica. Se a criança implica com certos grupos ou cores de alimentos, a melhor saída é comer junto com seu filho, ingerindo os alimentos que você gostaria que ele comesse. “Ofereça e coloque estes alimentos no prato dele, por mais que ele fale que não quer. Aos poucos a criança retoma os hábitos e volta a aceitar essas comidas”, ensina.

Para a profissional, recorrer ao prato divertido, com desenhos e carinhas, pode ajudar, mas é preciso lembrar que os alimentos das mesmas cores possuem os mesmos tipos de nutrientes, portanto é necessário soltar a imaginação e montar pratos coloridos. Vale patinho de ovo cozido, palhaço com cabelo de brócolis, coqueiro com caule de banana e folhas de kiwi… Busque inspirações na internet e, em caso de dúvida, procure um nutricionista.


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