Exercícios: qual o melhor para cada idade?

9 de março de 2016 - Por: Redação

Correr, dançar e pular são atividades que devem fazer parte da rotina de toda criança, pois tiram os pequenos do sedentarismo e do vício pelos aparelhos eletrônicos. Além desses exercícios, as crianças também podem praticar esportes e outras brincadeiras com o objetivo de ter um desenvolvimento mais saudável.

O responsável pelo programa Kids e Teens da Companhia Athletica Luiz Otávio do Carmo de Almeida explica que a prática de atividades físicas regulares estimula a coordenação motora global da criança, o processo de desenvolvimento cognitivo, a saúde cardiovascular, além de melhorar a concentração, o controle de peso e outros fatores fisiológicos. “Além disso, há também o aspecto social, que permite a criança interagir com pessoas diferentes, criando laços e aprimorando suas relações pessoais”, ele destaca.

Mas antes de matricular os pequenos em uma atividade esportiva é importante levar em consideração alguns pontos. “A preferência não só dos pais, mas também das crianças é um ponto. A quantidade de exercícios semanais e a carga desses exercícios também devem ser colocadas na balança”, explica Luiz Rafael Matias Lepchak, educador físico da Cross Kids Curitiba. “É importante frisar que as crianças não façam apenas um tipo de atividade, pois até os 12 anos, em média, elas estão desenvolvendo sua coordenação motora global, quando as experiências proporcionadas serão determinantes para a consciência corporal”, ressalta Luiz Otávio.

Confira os exercícios indicados para cada faixa etária:

De 1 a 5 anos

BemEstar_Exercícios para cada idade_Cross Kids

Nessa idade o Cross Kids é uma boa opção para a criançada

Nesta fase são indicadas atividades que auxiliam no desenvolvimento do conhecimento sobre o corpo, sempre considerando a condição física da criança. Ex: danças, circo, natação, cross kids.

De 6 a 10 anos:

BemEstar_Exercícios para cada idade_Ginástica

Nessa idade as crianças são capazes de fazer tarefas mais complexas e desafiadoras, com maior dificuldade cognitiva e em intensidades maiores, mas o profissional deve ter conhecimento das particularidades de cada um. Ex: danças, circo, atletismo, atividades, natação, alguns tipos de lutas, treinamento de força e funcional (a partir dos 8 anos), ginástica, futebol, vôlei, basquete.

De 11 a 15:

BemEstar_Exercícios para cada idade_Cross_fit

A partir dessa fase, já se pode começar o processo chamado de especialização, quando a criança pode fazer uma única atividade para procurar melhorar sua performance esportiva. Ela pode também participar de diversos tipos de programas de atividades complementares. Ex: treinamentos de desportos específicos, treinamentos de força e funcional, circo, danças, atletismos, natação, ginástica, etc.

 


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