Os pequenos e as cáries

Mamãe, fique atenta a essas dicas para evitar o problema. Prevenção ainda é a melhor solução

16 de março de 2018 - Por: Redação

liliana temporao_caries e as criancas web

 

A cárie é um problemão entre os pequenos. Maus hábitos, falta de cuidados e alimentação incorreta ajudam a piorar a situação. Conversamos com Liliana Temporão, odontopediatra e ortodontista para esclarecer algumas dúvidas sobre cáries e os pequenos. Confere:

 

# Consultas preventivas e regulares ao dentista

O principal benefício de levar o seu pequeno ao dentista desde cedo é que vocês vão aprender dicas valiosas para evitar o problema.  Vão aprender sobre escovação, que tipo de pasta e escova usar, hábitos bucais como uso de chupeta e mamadeira e sucção de dedo.

# Dieta equilibrada sem açúcar até os dois anos

Os pequenos estão bem propensos a ter cáries devido à falta de higiene bucal e isso se agrava em decorrência ao alto consumo de alimentos com açúcar, acredite! Por isso, se quer os dentes do seu filhote saudáveis, uma boa maneira de evitar o problema é incluir em sua dieta frutas e verduras, alimentos integrais, ricos em fibras, ou seja, aplicar uma alimentação equilibrada e que atenda todas as necessidades da criança.

# Escovação o quanto antes 

Uma dúvida muito comum é qual o momento para iniciar a escovação dos pequenos. O que eu sempre falo:  o quanto antes. Hoje, tem várias modelos de escovas de dente produzidas até mesmo para os pequenos de zero a dois anos. Portanto, quanto antes iniciar o horário de higienizar a boca das crianças, melhor. E ela começa desde bebê (salvo enquanto ele mamar exclusivamente no peito, já que o leite materno oferece benefícios em contato com a mucosa bucal), com a limpeza da gengiva.

# Pasta de dentes com flúor na medida certa

Desde 2008, a pasta de dente com flúor é indicada já a partir do primeiro dente do bebê. Mesmo sabendo que ele vai engolir, use. Entenda que o fluoreto é como qualquer outro medicamento, portanto, deve ser usado na concentração orientada por um odontopediatra. Para a escovação a partir do primeiro dentinho até três anos de idade, podem ser usadas pastas de dente na quantidade de um grão de arroz. Entre 3 e 6 anos a quantidade de um grão de ervilha.

#Fio dentel sempre

Mesmo com poucos dentinhos, ou aqueles espaços entre eles, o uso do fio dental já é indicado. Assim como em nós adultos, seu uso ajuda que restos de comidas não fiquem na boca, uma vez que as escovas não fazem milagres e chegam em todos os cantos. Por isso, inclua esse hábito também na rotina do pequeno.

 


Crescidinhos_Aparelho nos dentes_Liliana Temporao miniaturaLILIANA TEMPORÃO

Rua Padre Anchieta, 2050, Sala 605 | Champagnat

(41) 3335-4388

lilianatemporao.com.br


Viver no digital

Loading...